uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sérgio Ribeiro dá espólio documental e bibliográfico ao município de Ourém
POLÍTICA. Sérgio Ribeiro é actualmente eleito da Assembleia Municipal de Ourém

Sérgio Ribeiro dá espólio documental e bibliográfico ao município de Ourém

Acervo vai ser transferido para a antiga escola do Zambujal que passará a designar-se Centro de Documentação Joaquim Ribeiro.

O economista e político Sérgio Ribeiro, que foi deputado e eurodeputado pelo PCP durante vários anos e é actualmente eleito da Assembleia Municipal de Ourém pela CDU, doou o seu acervo documental e bibliográfico ao Município de Ourém, concelho de onde é natural e onde reside na localidade de Zambujal. O protocolo para doação desse espólio foi assinado no dia 30 de Abril no antigo edifício dos Paços do Concelho de Ourém, perante muito público.
O acordo entre Sérgio Ribeiro e o município liderado por Paulo Fonseca (PS) prevê que esse património de livros, documentos e demais material cultural seja transferido para a antiga escola primária do Zambujal, que passará a denominar-se Centro de Documentação Joaquim Ribeiro – Zambujal.
Ficou também assente que será criada a “Associação Liga de Amigos do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro – Zambujal” que vai manter uma articulação permanente com a câmara municipal na gestão das instalações e na dinamização de iniciativas.
Sérgio Ribeiro admitiu que, apesar de lhe ter custado, optou pela doação para “tornar público e de acesso a todos o espólio que fui reunindo ao longo da vida”. Confessou ainda a sua alegria pela denominação atribuída à antiga escola primária do Zambujal pois “o Centro de Documentação terá o nome do homem mais importante da minha vida”, o seu pai, Joaquim Ribeiro.
Já Paulo Fonseca congratulou-se com a doação “deste espólio de valor incomensurável e que deve estar ao serviço de todos” e garantiu que o município saberá preservar o espólio de Sérgio Ribeiro e apresentá-lo às próximas gerações.
Sérgio Ribeiro foi preso político, autarca, eurodeputado, professor universitário, dirigente associativo, escritor, jornalista, pai, companheiro, camarada. Em entrevista a O MIRANTE, publicada em 22 de Julho de 2009, diz que gostaria de ficar recordado no epitáfio como “Sérgio Ribeiro, um gajo porreiro que faz cá falta”.

Sérgio Ribeiro dá espólio documental e bibliográfico ao município de Ourém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido