uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
CENFIM de Santarém abre curso para fazer face às necessidades das empresas

CENFIM de Santarém abre curso para fazer face às necessidades das empresas

O Núcleo do CENFIM de Santarém vai iniciar um curso de Técnico de Mecatrónica, Nível IV, de qualificação U.E., com equivalência ao 12º ano, a iniciar no próximo mês de Julho, no Sistema de Aprendizagem.
A escolha para o plano de formação do CENFIM - Núcleo de Santarém, do Curso de Técnico de Mecatrónica, resulta do levantamento de necessidades realizado junto às empresas de toda a região. Sendo estes cursos de aplicabilidade profissional transversal, a sua garantia de empregabilidade é praticamente total, desde a Indústria Alimentar à Indústria de Transformação, passando pela Agricultura.
O sector da Metalurgia e Metalomecânica é aquele em que a taxa de desemprego é praticamente inexistente, bem pelo contrário, há carência efectiva de mão-de-obra qualificada. Aliás, este sector, em 2016, constitui-se no líder das exportações nacionais com um valor de exportações superior a 14.5 mil milhões de euros.
O Curso de Técnico de Mecatrónica, em sistema de Aprendizagem, é baseado no processo formativo em alternância. Os jovens, além da formação no CENFIM, fazem regularmente formação em contexto de trabalho diretamente nas empresas da região, o que favorece, não somente os seus processos de aprendizagem, mas facilita extraordinariamente os processos de recrutamento e emprego para as empresas.
O técnico/a de mecatrónica ficará no final do curso com competências para efetuar a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos. Alguns dos Módulos que compõem o curso e que perfazem um total de mais de 1000 horas de Formação Prática são: Robótica, Autómatos Programáveis, Tecnologia CNC, Micro controladores, entre outras áreas fortemente tecnológicas. Em termos de estágios dentro das empresas, os jovens que frequentam estes cursos de aprendizagem, estarão cerca de 1250 horas (aproximadamente 8 meses).
Esta formação dirige-se a jovens com o 9º ano de escolaridade completo e com idade inferior ou igual a 24 anos. No decorrer desta formação os formandos desenvolvem inúmeras atividades (visitas a empresas, participação em campeonatos das profissões, entre outros) e ainda têm direito a um conjunto de Apoios Sociais, nomeadamente: Bolsa de Formação, Seguro, Subsídio de Alimentação e Transporte.
Convidamos, ainda, todos os leitores a visitar as instalações do Núcleo do CENFIM em Santarém que se situam na Quinta do Mocho, Zona Industrial, no interior das Instalações do Centro de Formação Profissional de Santarém, com horário de funcionamento das 08h30 às 21h00 de segunda a sexta-feira, onde poderão esclarecer todas as questões e ainda formalizar as inscrições.
Mais informamos que é com enorme satisfação que o CENFIM confirmou recentemente a sua presença em eventos dirigidos especificamente a jovens, no caso das escolas da região, como em eventos dirigidos a recém-licenciados, o Jobsmeeting, promovido pelo Instituto Politécnico de Santarém. Para o público em geral iremos estar na Feira da Agricultura, onde iremos sortear uma viagem, distribuir brindes e partilhar informações a todos quantos nos visitarem, no sentido de promover o sector da indústria e respetivas profissões.
Testemunho de Ricardo Vieira, Formando do Núcleo do CENFIM de Santarém: Ser Formando do CENFIM deu-me a oportunidade de participar no CENFIM SKILLS, campeonato interno das profissões do CENFIM, que decorreu na passada semana entre os dias 9 e 12 de Maio no Núcleo de Torres Vedras, onde tive o privilégio de ficar a saber o que é realmente participar num campeonato, no qual, mais formandos como eu, em formação na mesma área, competiam entre si, para mostrarem as suas capacidades. No final, aprendi que tinha muito mais para aprender e muito mais para trabalhar até ao final do curso pois verifiquei que todos os outros formandos estavam bastante empenhados e bem preparados e isso incentivou-me a querer aprender e a dar mais de mim. Mesmo sabendo que toda a preparação que tenhamos, por vezes, é insuficiente, porque queremos sempre saber mais tenho a certeza que o CENFIM tem as ferramentas necessárias para me ajudar a ser um bom profissional e a dar o melhor de mim.
* Texto da responsabilidade do CENFIM

CENFIM de Santarém abre curso para fazer face às necessidades das empresas

Mais Notícias

    A carregar...