uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A arte de trabalhar o corpo

A arte de trabalhar o corpo

Sandra Soares, de Alcanena, sagrou-se campeã de culturismo no concurso Miss e Mister Portugal.


A alcanenense Sandra Soares, que treina no Gimnotorres Torres Novas e no Gymnásio Alcanena, venceu a competição feminina do concurso Miss e Mister Portugal, prova nacional de culturismo que anualmente se realiza em Portimão (Algarve) e que decorreu a 5 de Julho. Da região participou mais uma atleta de Ourém e um atleta de Santarém. Sandra Soares, que já tinha participado o ano passado, venceu na classe Absoluta Feminina (57 quilos).
Na prova, que decorreu no auditório municipal de Portimão, e que é realizada pela Federação Portuguesa de Culturismo, participaram 27 atletas de todo o país, que quiseram mostrar os seus corpos bem trabalhados e tonificados.
Sandra Sousa começou nas andanças do culturismo o ano passado impulsionada pelo seu professor Humberto Sequeira, da Gimnotorres, que, na altura, dava aulas de grupo no Gymnasio de Alcanena. “Começou por me desafiar e eu, por brincadeira, alinhei na ideia”, conta, referindo que, no ano passado alcançou o terceiro lugar no mesmo campeonato.
A Miss Portugal confessa que o culturismo em si não é algo que esteja entre as suas preferências mas na sua categoria até gosta porque “não é tão notório em termos corporais no dia-a-dia”. Por outro lado, diz, “acaba por incluir uma vertente fitness na qual me vejo mais enquadrada”.
Sandra, de 43 anos, sempre praticou desporto. Com sete anos já era federada no atletismo, tendo praticado essa modalidade até entrar na universidade. Ainda assim, confessa, “nunca deixei de correr, pois é algo que adoro fazer. Entretanto, decidi também começar a frequentar o ginásio”.
Ser culturista é um estilo de vida com regras e restrições apertadas que molda os corpos à custa de muita disciplina, privações e treino. A comida é controlada ao pormenor, sobretudo quando começam a dieta para a competição. Nessa altura chegam a pesar a comida e se tiver gramas a mais, mesmo que sejam poucos, retiram o que está para além do recomendado.
Cerca de dois meses antes da competição ainda podem ingerir carne vermelha. Bebem entre três a quatro litros de água por dia. Treinam todos os dias cerca de hora e meia. Gradualmente vão substituindo a carne vermelha por carne branca. Os hidratos de carbono são fundamentais para não perderem massa muscular. A última semana é considerada a mais dolorosa No caso de Sandra Soares, só comia arroz com atum, além de continuar a tomar as vitaminas que são prescritas para atletas de alta competição.
Dois dias antes da competição reduzem a água e 24 horas antes deixam de beber. É uma fase complicada mas, para Sandra, “com força de vontade tudo se consegue”. E no final, vale a pena olhar ao espelho e constatarem que conseguiram o objectivo de terem o corpo esbelto e bem definido. Ser culturista não é mesmo para qualquer um.

A arte de trabalhar o corpo

Mais Notícias

    A carregar...