Guarda Rios

Fogo!!!
Todos os anos Francisco Santos, um dos moradores do Casal do Lérias, em A-dos-Bispos, é obrigado a chamar publicamente a atenção para o problema da falta de limpeza de uma seara adjacente ao seu terreno que, segundo ele, é um autêntico barril de pólvora. O Guarda-Rios percebe a preocupação e lembra a quem de direito que há mais material perigoso para além dos eucaliptos!
Guarda Rios | 26-07-2017


Medalhinhas
Vários cavaleiros amadores que estiveram presentes no desfile do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira queixaram-se de no final não ter havido medalhas suficientes para a tradicional entrega simbólica a quem desfilou. Na resposta o município diz que houve medalhas suficientes e que algumas até ficaram esquecidas no posto de turismo até aos dias de hoje à espera que alguém as vá levantar...a pé, ou a cavalo!
Guarda Rios | 26-07-2017


Não se devem lançar foguetes antes da festa
Na última reunião pública da Câmara de Vila Franca de Xira a Coligação Novo Rumo apresentou uma proposta para que fossem retirados todos os painéis espalhados pelo concelho com anúncios de obras a executar. Tudo indicava que a proposta iria ser aprovada porque o Novo Rumo e a CDU juntos têm mais um elemento que a maioria PS mas houve uma surpresa. O eleito da CDU Aurélio Marques (ao centro, de óculos, na foto), que integrou as listas da CDU como independente, recusou participar na discussão e votação do documento o que fez com que a votação ficasse empatada e que o presidente, Alberto Mesquita, a desempatasse com o voto de qualidade. O Guarda Rios não sabe o que se irá passar até ao fim do mandato mas também não é importante. Afinal faltam só dois mesitos para as eleições...
Guarda Rios | 26-07-2017


Uma rede social à moda antiga
O presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa (PS), não tem Facebook e faz questão de o afirmar a todos quanto perguntem, mas sabe tudo o que é dito e escrito sobre si nessa rede social. O conhecimento é tal que despertou a indignação do vereador da Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra, Jorge Lopes, que exigiu “saber quem é o membro da câmara que tem a função de o informar de tudo o que é dito sobre si, quem é que tem de inspeccionar as várias páginas do Facebook onde falam sobre si!”. Na resposta, Luís de Sousa livrou de responsabilidades os funcionários camarários e disse que por vezes algumas pessoas abordam-no a perguntar se já viu certas publicações sobre a sua pessoa e há até quem lhe traga as publicações impressas e tudo. “Posso não ter Facebook, mas gosto de me manter informado!”, diz o autarca. E com uma rede de informadores dessas quem é que precisa de perder tempo nas redes sociais???
Guarda Rios | 26-07-2017


Ora toma...
Há cerca de três meses, alegando um corte do financiamento da Câmara de Vila Franca de Xira, a companhia teatral Inestética, que dinamizava o Palácio do Sobralinho, que é propriedade municipal, cancelou unilateralmente a programação. Na última reunião de câmara o responsável da companhia, Alexandre Lyra Leite, foi garantir que a Inestética quer continuar a dinamizar o palácio mas recebeu de Alberto Mesquita, presidente da câmara, uma resposta amarga, do género “quiseram cancelar? Agora aguentem”. Foi um momento quase digno de uma tragédia teatral à moda antiga.
Guarda Rios | 26-07-2017
