uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Estudantes de Tomar vão ser guias turísticos na cidade durante o Verão

Estudantes de Tomar vão ser guias turísticos na cidade durante o Verão

Turismo Cultural em Férias envolve alunos do ensino secundário, do Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria de Tomar.

O projecto “ Turismo Cultural em Férias” arranca em Tomar esta terça-feira, 25 de Julho. É dinamizado pelos alunos do ensino secundário, do Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria de Tomar.
O projecto prevê a dinamização de um balcão de atendimento turístico que prestará informações em Português e Inglês, facultando também aos visitantes diverso material de divulgação e informação em várias línguas. Os alunos inseridos no projecto vão fazer uma visita orientada, bilingue, pelas principais ruas e monumentos do centro histórico de Tomar.
Na apresentação do projecto, que decorreu no dia 24 de Julho, no Complexo da Levada, em Tomar, o mentor da iniciativa, Eduardo Mendes, lembrou que o projecto foi iniciado em 2014, numa parceria entre o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e o Convento de Cristo. Com a supervisão dos serviços educativos do monumento, os alunos colaboram na orientação dos visitantes no espaço do convento, prestando informações em Português e Inglês.
Actualmente, disse Eduardo Mendes, e num período em que o turismo é uma actividade com crescente dinâmica e importância, alargou-se o âmbito do «Turismo Cultural em Férias” e estendeu-se o projecto ao centro histórico da cidade, numa parceria com a Câmara de Tomar.
A presidente da câmara, Anabela Freitas (PS), sublinhou o dever da autarquia de abrir caminhos para que o Agrupamento de Escolas mostre os seus projectos e ao mesmo tempo proporcione um acompanhamento turístico personalizado a quem visita Tomar.
A directora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Celeste Sousa, destacou o papel que a escola e os alunos representam na dinâmica do concelho de Tomar e referiu que a escola «é vida, não é uma ilha”, e por isso tudo o que se desenvolver em conjunto com a comunidade é um desafio positivo.
Durante todo o Verão, o balcão de atendimento turístico estará ao dispor dos visitantes no início da Corredora, junto à praceta de Olivença, com os alunos preparados para prestar informações em Português e Inglês e fazer visitas guiadas pelo centro histórico de Tomar e monumentos da cidade.
O vereador da Educação da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, revelou que ao abrigo deste projecto, a recepção aos 400 professores do concelho de Tomar vai ser feita no dia 4 de Setembro, pelos alunos do projecto, que farão o acompanhamento dos docentes às várias escolas onde vão leccionar.

Estudantes de Tomar vão ser guias turísticos na cidade durante o Verão

Mais Notícias

    A carregar...