uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Libertário Serafim das Neves

Fui a Almeirim com uns sacos de supermercado para trazer uns quilos daquelas batatas que alguns produtores despejaram na rua mas já não apanhei nada. A ideia do protesto contra os preços baixos que lhes pagam pela produção foi boa mas infelizmente não teve a dimensão esperada. Desapareceu tudo num instante. Agora vou ficar à espera para ver se os produtores de presunto e de vinho seguem o exemplo dos seus colegas da batata e até já reservei lugar na primeira fila.
Aqui há tempos li que havia agricultores que deixavam que grupos de voluntários fossem apanhar as batatas que não era recolhidas pelas máquinas durante a colheita. Acho que era a “Operação Restolho” ou coisa parecida. Seja como for não teve o sucesso desta operação “Batata ao Monte” o que me leva a pensar que, ao contrário do que diziam certos generais franceses durante as invasões napoleónicas, somos afinal um povo que se sabe governar e que se sabe governar muito bem...pelo menos em questões como a da batata!
Por causa destes assuntos de economia e preços quero confessar-te uma fraqueza. Incentivado pelas campanhas patrióticas decidi passar a preferir os produtos portugueses mas foi sol de pouca dura. Um dia num supermercado quando repreendi uma senhora que estava a comprar fruta espanhola ela olhou para mim como se eu fosse maluco e disse-me que a espanhola estava a metade do preço da portuguesa. Já nem disse mais nada, Serafim, fui logo despejar a fruta portuguesa dos sacos e enchê-los com fruta estrangeira. E também comprei champanhe francês e “foie gras”. Sou um traidor à Pátria, eu sei, mas não sou o único.
O que me dizes do presidente da Câmara Municipal de Ourém, o socialista Paulo Fonseca, se ir recandidatar ao cargo apesar de estar insolvente e a lei não permitir a candidatura de cidadãos naquela situação? É de homem ou não é?! Podem dizer o que disserem mas alguém que não se deixa intimidar por ninharias legais é digno de admiração e de rasgados elogios.
E ele tem um bom exemplo lá na terra. O deputado do PS, António Gameiro, também foi condenado em tribunal por endróminar uma cliente e ganhou as eleições para presidente da Distrital de Santarém do PS sem oposição nem contestação. É de mais políticos insubmissos e rebeldes como eles que o país precisa, digo-to eu. Ainda há-de chegar o dia em que ninguém se dará ao trabalho de ir votar porque todas as listas estarão cheias de pessoas tão ilustres como eles e, ganhe quem ganhar, ficaremos sempre bem entregues, digamos assim.
Depois de ter sido anunciado que o material militar que foi roubado dos paióis de Tancos era apenas sucata fiquei à espera que algum autarca daquela zona, fosse da Barquinha, Constância ou Entroncamento, avançasse com uma candidatura para fazer um Museu Militar com as peças museológicas sobrantes.
Como nenhum disse nada até agora fiquei a matutar numa ideia. Será que depois da Autoridade Nacional da Protecção Civil ter optado por centralizar as informações sobre incêndios para evitar barafundas e confusões, aconteceu o mesmo na Associação Nacional de Municípios Portugueses? Será que vai passar a haver uma conferência de imprensa diária do presidente daquela organização para dar informações municipais? Se souberes alguma coisa diz-me...ou melhor, passa a informação à associação dos autores de e-mails do outro mundo para que me seja dada uma resposta centralizada na próxima conferência de imprensa.

Um abraço bem rolhado
Manuel Serra d’Aire

Mais Notícias

    A carregar...