uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

A entrevista do jornalista José Gomes Ferreira e a desertificação do interior


Disse o conhecido jornalista a O MIRANTE sobre a contínua desertificação do interior: “As pessoas não querem estar em meios isolados, onde não têm vizinhos, amigos, animação, diversão, acesso a hospitais, acesso a serviços públicos, acesso a um café para conversarem. Já não estão para estar num meio onde não há nada disso”.
E acrescentou ser pessimista em relação a uma eventual solução. Disse ele: “Não se trata de uma questão de falta de políticas para isso, é uma tendência universal. (...) Por isso, quando me vêm dizer que um Governo deve gastar muito dinheiro a tentar fixar a população no interior, desculpem mas eu não estou de acordo. (..) Deve-se ajudar quem lá está mas não se deve gastar recursos de um país de uma forma que não seja pensada, tendo a ideia de que as populações vão voltar para esses meios. Muita gente não vai voltar. É uma tendência universal”.
Postas as coisas desta forma fiquei com muito em que pensar. Afinal eu sou daqueles que sempre acreditou que era possível inverter a situação embora, confesse, não tivesse qualquer ideia sobre a forma de o fazer.
Neste momento e depois de confrontado desta forma tão frontal a única coisa que me ocorre é esperar que haja quem saiba mais que eu que fale sobre o assunto mas alguém que adiante algo útil porque o vazio de ideias e a demissão dos políticos em relação a este problema sempre me provocou uma certa revolta.
Miguel Lopes Bernardino

Mais Notícias

    A carregar...