
Governo falha mais uma vez previsão para obras na Estrada Regional 361
Troço entre Amiais de Cima e Alcanena encontra-se bastante degradado e requalificação do pavimento é reivindicada há muito tempo. Promessas não têm faltado, obras é que nem vê-las.
As há muito ambicionadas obras de requalificação do esburacado troço da Estrada Regional (ER) 361, entre Amiais de Cima (Santarém) e Alcanena, só deverão acontecer em 2018. O Partido Comunista Português (PCP) pediu ao Governo um ponto de situação sobre o projecto de requalificação da ER 361 e, de acordo com o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, o processo aguarda ainda um parecer do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
A adjudicação da empreitada, segundo a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS), está prevista só para 2018, visto que parte do troço entre Amiais de Cima e Alcanena atravessa a área protegida da Serra D’Aire e Candeeiros e a requalificação da estrada terá pequenas interferências com a área protegida.
Promessas já com barbas
Esta não é a primeira vez que o Governo promete obras para aquele traçado e aponta datas. Em Julho de 2016, O MIRANTE relatava que o martírio para os automobilistas e automóveis que circulam no troço da ER 361 entre Amiais de Cima e Alcanena poderia terminar em 2017, caso se concretizasse a promessa de obras feita pelo Governo, numa informação dada a deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém.
“Encontra-se prevista a reabilitação da EN 361 no troço entre Amiais de Cima e Alcanena no ano de 2017, conforme plano de proximidade das Infraestruturas de Portugal”, dizia o gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, acrescentando que “foram introduzidas modificações ao projecto inicial de beneficiação, facto que alterou a data prevista para a sua conclusão”.
Na altura, dizíamos ainda, o projecto encontrava-se em fase de revisão e no final de Julho o mesmo deveria estar em condições de ser submetido a procedimento de Avaliação de Impacto Ambiental. No texto que suportou as questões enviadas ao Governo, os parlamentares socialistas referiam que o problema da ER 361 é de “urgente resolução”, referindo que “o Índice de Qualidade do Pavimento (numa escala de 0 a 5) era há uns anos atrás de 1.7, mas hoje com a forte utilização de veículos pesados, e com mais um Inverno, está próximo do 0”.
Há cinco anos, em Julho de 2012, o Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361 entre Alcanede e Alcanena informava que recebera da então Estradas de Portugal (agora Infraestruturas de Portugal) a garantia de que a segunda fase da intervenção nessa via, entre Amiais de Cima (Santarém) e Alcanena, iria ser retomada e que o lançamento do concurso público e o projecto de execução da segunda fase “deveria acontecer até finais de Setembro” de 2012. Até hoje nada de relevante se passou em termos de melhoria do pavimento.
