uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Artes, música e folclore no “Verão In.Str”

Programa de animação continua em Santarém. Festivais internacionais de rock e de folclore marcam a agenda do próximo fim-de-semana.

O Fórum Actor Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, acolhe de 8 a 15 de Setembro, a 1.ª edição do “RAS - Residência Artística de Santarém” (ver outro texto nesta página), num encontro de jovens criativos com diferentes formações artísticas que, em atelier permanente, vão entrecruzar diferentes expressões criativas, promover debates e intervenções na cidade.
O programa conta com uma conferência, no dia 9, com Cristina Azevedo, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), no Fórum Actor Mário Viegas. Na terça-feira, dia 12, as ruas da cidade receberão o Urban Sketching e na quinta-feira, dia 14, o Convento de São de Francisco servirá de palco, pelas 10h30, a uma aula conjunta com o projecto “Incluir”. No último dia, 15 de Setembro, o“RAS” inaugura uma exposição dos trabalhos realizados pelos jovens criativos.

Rock na Ribeira e folclore no planalto
De sexta a domingo, 8 a 10 de Setembro, o Parque da Ribeira de Santarém recebe o Reverence Santarém. A começar todos os dias pelas 16h00 e a terminar pelas 4h00, este festival de rock conta com 50 bandas ao vivo, muitas delas estrangeiras, e DJ’s.
No sábado, dia 9, a manhã começa cedo com uma visita guiada por Vera Duarte, com a temática “O Azulejo em Santarém”. A partida será no Mercado Municipal de Santarém, pelas 9h30, e termina no Jardim das Portas-do-Sol. Pelas 11h00, o Festival Internacional de Folclore Celestino Graça (que decorre de quinta a domingo com epicentro na Casa do Campino) vai animar o centro histórico da cidade. À mesma hora, no jardim das Portas do Sol, decorre uma sessão de yoga com o apoio da Associação Movimento Aberto (AMA) e da Federação Portuguesa de Yoga e haverá animação desportiva para crianças. Na parte da tarde, na livraria “Aqui Há Gato” realiza-se mais uma Oficina de Arte. Mais tarde, pelas 21h30, a Galeria “In”, na Rua Serpa Pinto, receberá a sessão “Histórias de Sonho” onde serão contadas histórias com encenação e com marionetas.
No domingo, dia 10, a Igreja da Misericórdia acolhe o III Ciclo de Órgão (Nicolas Roger), com recital comentado, pelas 17h30.
A gala “Flamenco e Sevilhanas” da Sociedade Recreativa Operária vai animar o auditório do Jardim das Portas-do-Sol, na quinta-feira, dia 14, pelas 21h30.
No âmbito do “Verão In.Str… é um espanto!” continua ainda, de quarta a domingo, as visitas no minibus, com partidas às 10h00, 11h00 e 12h00, em frente à Sala de Leitura Bernardo Santareno e paragens junto ao W-Shopping, Igreja de Marvila, Jardim das Portas-do-Sol, Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário) e Miradouro de São Bento.
Simultaneamente, até 23 de Setembro, o “Menus com História - Pombinhas de Santarém”, que integra uma pombinha com fiambre ou com presunto da Nobre e sumos da Compal, está à espera de ser degustado nos 16 estabelecimentos aderentes e, de terça a quinta-feira, sempre pelas 10h30, continua a iniciativa In. Movimento, promovendo a prática do exercício físico.

Mais Notícias

    A carregar...