uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Lojas sem ar condicionado por causa dos custos da energia

Compreendo os comerciantes que não instalam ar condicionado nas suas lojas justificando-se com o custo da energia, por exemplo. Não entro nessa lojas forno mas compreendo-os e também os compreenderia se eles, para reduzirem também os custos com algum funcionário ou para não estarem ali a destilar à espera de clientes que não chegam, optassem por não abrir no Verão.
Quanto aos que dizem que não têm ar condicionado por fazer mal à saúde, presumo que se estejam a referir à saúde deles uma vez que passam os dias todos na loja. Claro que para os clientes, andarem na rua com temperaturas de 37 ou 40 graus também não deve ser saudável mas por isso é que em Santarém há um centro comercial com ar condicionado e em muitas outras cidades há centros comerciais.
Já agora sobre o centro comercial e as grandes superfícies comerciais é bom notar que o ar condicionado é para promover compras. É por isso que os bancos para repousar são praticamente inexistentes. E uma vez que está a chegar o Inverno e pode haver dias frios, aproveito para pedir que, principalmente no Centro Comercial, as lojas tenham bengaleiros para deixarmos os agasalhos. É que algumas, durante o Inverno, estão mais quentes que as lojas do comércio tradicional sem ar condicionado, no Verão. É de tal forma que os empregados, mesmo em “t-shirt” transpiram...quanto mais nós com camisolas e casacos.
Mário Torres

Mais Notícias

    A carregar...