Primeiro Plano
Confraria da Cerveja em terras escalabitanas
O Convento de São Francisco, em Santarém, foi o local escolhido este ano para receber a XV Entronização da Confraria da Cerveja. A vereadora Susana Pita Soares, o deputado Nuno Serra, o comentador político Luís Marques Mendes, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, o presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, e o antigo futebolista Nuno Gomes foram alguns dos confrades de honra passaram a fazer parte dessa entidade. Criada em 2003, a Confraria da Cerveja tem actualmente mais de 500 confrades, entronizando anualmente figuras públicas e líderes de opinião, nomeadamente “Confrades de Honra”, parceiros do negócio cervejeiro português, “Confrades Protectores”, e colaboradores das cervejeiras, “Confrades Mestres”.
Primeiro Plano | 12-10-2017
Cortejo do fim das vindimas em Vila Chã de Ourique
Vila Chã de Ourique esteve em festa no fim de semana de 7 e 8 de Outubro. O cortejo de encerramento das vindimas foi um dos pontos altos do programa. O desfile composto por vários carros decorados e figurantes vestidos a rigor ilustrou todo o processo de produção do vinho, relembrando a importância das tradições vinícolas nessa freguesia do concelho do Cartaxo. Centenas de pessoas assistiram ao cortejo e à bênção do vinho sob o calor que se fazia sentir na tarde de domingo.
Primeiro Plano | 12-10-2017
Universidade Sénior da Carregueira distinguida
A Universidade Sénior da Junta de Freguesia da Carregueira, no concelho da Chamusca, foi considerada membro de “Excelência” da Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS). Para obter esse certificado é necessário preencher vários requisitos, apresentar serviços relevantes e desempenhar um excelente trabalho em prol dos seniores. A imagem regista um momento de convívio de uma das suas actividades.
Primeiro Plano | 12-10-2017
Bienal de Coruche ao ritmo balcânico da Peña Kalimotxo
Animação foi o que não faltou na inauguração da terceira edição da Bienal de Coruche graças ao desempenho da Peña Kalimotxo. Criada com o objectivo de participar na mais importante festividade realizada em Lavre, no vizinho concelho de Montemor-o-Novo, e encher as ruas da vila com música e dança, a banda tem quase 10 anos de existência e toca, sobretudo, música balcânica e gypsy. No total, é constituída por 10 músicos e 11 dançarinos que vão desde os 22 até aos 43 anos.
Primeiro Plano | 12-10-2017
Dar sangue na escola
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria realizou uma colheita de sangue no Colégio Bartolomeu Dias, em Santa Iria de Azóia, no dia 6 de Outubro. Esta foi a segunda campanha da associação a acontecer numa escola. No dia 2 de Outubro iniciativa semelhante decorreu na Escola Secundária do Forte da Casa. Nuno Caroça, presidente da associação, explicou a O MIRANTE que a receptividade dos adultos que vão deixar as crianças, bem como dos professores, e a sensibilização dos jovens são os principais factores que levam a associação a optar pelas escolas. A colheita realizou-se na biblioteca do colégio, improvisada para o efeito, e contou com a presença de técnicos do Instituto Português do Sangue.
Primeiro Plano | 12-10-2017
Banda de Marinhais estreia-se em Coruche
Foi ao som da banda TU Covers que foi inaugurada mais uma edição das Jornadas da Gastronomia e Feira do Livro em Coruche, no Centro de Exposições da vila. Criada em 2014, a banda de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, é composta por Ricardo Neiva (vocalista), André Oliveira (guitarrista), Samuel Palhas (baterista), Catarina Neiva (baixista) e Mariana Seixas (teclista) e toca versões de músicas conhecidas. Além disso, o grupo compõe ainda o projecto musical FIVE, lançado no final de 2016 que toca só temas originais.
Primeiro Plano | 12-10-2017
Destaques
Feira de Santa Iria está de regresso a Tomar
Certame realiza-se na Várzea Grande de 13 a 22 de Outubro
Edição de 12-10-2017
Imporlux está em crescimento fruto da aposta no profissionalismo
Empresa situada em Santarém disponibiliza várias soluções para quem quer comprar carro
Edição de 11-10-2017
Feira dos Frutos Secos dinamiza economia local e promove produtos da região
A 32ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos de Torres Novas mostrou este ano mais bancas de frutos secos e menos produtos diversos, com o figo da Índia a surgir como uma novidade, que está a dar os primeiros passos entre as culturas da região.
Edição de 11-10-2017