uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Poder de compra vamos tendo mas cultura é que não

Os últimos dados relativos ao poder de compra a nível nacional, agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, são referentes a 2015. Nessa altura, considerando o índice 100, os únicos concelhos da região com poder de compra acima desse índice eram Azambuja com 107,44%, Santarém com 103,95% e Entroncamento com 103,06.
Os números valem o que valem e prestam-se às interpretações que cada um lhe queira dar. Quero eu dizer que o facto de haver maior poder de compra em Azambuja, Santarém e Entroncamento, não quer dizer nada mais que isso mesmo. Não é por isso que as pessoas vivem melhor; que existem mais empregos bem remunerados; que há menos pobreza ou um maior quociente de inteligência.
No entanto, fico sempre a pensar nesta coisa do poder de compra elevado de concelhos como o do Entroncamento onde o pequeno comércio definha e as lojas estão às moscas; não há um restaurante digno desse nome; a oferta cultural é inexistente e as elites não fazem mexer nem os papéis dos rebuçados que o pessoal atira para o chão.
Ana Filipa Rosa Mendonça

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido