uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira em risco de ficar sem marina por falta de pagamento

Vila Franca de Xira em risco de ficar sem marina por falta de pagamento

Em causa está um pagamento a rondar os 287 mil euros, resultante da construção daquele equipamento, gerido pelo Vilafranquense, que ainda não terá sido feito. Construtor está há década e meia à espera de receber o dinheiro. Município garante que deu a sua parte ao clube.

A cidade de Vila Franca de Xira corre o risco de ficar, num futuro próximo, sem a marina gerida pela União Desportiva Vilafranquense (UDV) no Jardim Constantino Palha, que tem capacidade para 84 embarcações. Isto porque o construtor daquele equipamento está há década e meia à espera de receber quase 287 mil euros da obra e este mês escreveu uma carta ao clube fazendo notar que, se o pagamento não se concretizar em breve, irá levantar os pontões da estrutura, o que impossibilitará os barcos de atracarem.
É uma medida extrema de quem está há décadas à espera do dinheiro. A obra, recorde-se, era para ser paga pelo clube e pela câmara municipal. Fonte ligada ao processo conta a O MIRANTE que, aquando da conclusão da obra, em 2003, o município terá entregue ao então presidente do clube – falecido este ano - um cheque com a comparticipação financeira da câmara para que o pagamento ao construtor fosse realizado. Mas tal nunca terá acontecido.
A actual comissão administrativa que gere a UDV acabou por ser confrontada com mais este problema do passado para resolver. Está preocupada com o problema e já pediu uma reunião com carácter de urgência ao presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), para falar do assunto.
O autarca garante que a parte financeira da câmara para a obra da marina “já foi paga” e descarta responsabilidades. “O que aconteceu a seguir não sei. Mas que pagámos, pagámos, é só ver os nossos documentos. Estamos [com a marina] numa situação complicadíssima, vou marcar reunião com a comissão administrativa com carácter de urgência. Mas não me posso comprometer com nada. O UDV comprometeu-se com a empresa que construiu a marina que iria pagar, houve uma parte que a câmara pagou e a outra parte foi o UDV que ficou de pagar. Foi feito um plano de pagamentos que não tem sido honrado. Agora temos que analisar e ver de que modo podemos apoiar”, explicou o autarca, durante a última reunião pública de câmara.
Alberto Mesquita confessa que o processo “poderia ter sido seguido de outra forma” mas ressalvou que o compromisso feito com o UDV, por parte da câmara, “foi honrado”.
O tema foi trazido à reunião pela vereadora Cláudia Martins (CDU), que lamentou as “grandes dificuldades” financeiras que o UDV está a passar actualmente e que, disse, “se estão a agravar” por causa das questões da marina. “Queremos saber que apoio pensam dar ao UDV para ultrapassar esta situação”, frisou.

Vila Franca de Xira em risco de ficar sem marina por falta de pagamento

Mais Notícias

    A carregar...