Comemoração do Dia da Escola Superior de Educação de Santarém
Dotar alunos com competências para responderem aos desafios do século XXI
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém comemorou, este ano, o Dia da Escola com o tema O Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular dos Ensinos Básico e Secundário e os Ambientes Inovadores de Aprendizagem, no dia 14 de Dezembro.
O programa de comemoração do Dia da Escola iniciou-se com a actuação da IssóTuna- Tuna da ESES a que se seguiu a Sessão de Abertura, onde estiveram presentes Nuno Bordalo Pacheco (director da Escola Superior de Educação de Santarém), Daniel Dias (vice-Presidente da Associação de Estudantes), George Camacho (Presidente da Assembleia da Escola), Jorge Justino (presidente do Instituto Politécnico de Santarém), Inês Barroso (vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém) e José Vitor Pedroso (director-Geral de Educação).
Seguiu-se uma visita aos Espaços de Aprendizagem da ESES e mostra de obras de estudantes do 2.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia.
Os espaços visitados foram: CreativeLab-Sci&Math, FabLab, Active Education Space, Ludoteca e Centro de Recursos, locais que permitem o desenvolvimento de ambientes inovadores de aprendizagem por parte de professores e estudantes.
Às 19h30m teve lugar o painel O Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular dos Ensinos Básico e Secundário e os Ambientes Inovadores de Aprendizagem, um tema da máxima actualidade, com a participação de José Vitor Pedroso (Director-Geral de Educação), Paulo Almeida (Director do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro de Rio Maior), Ana Cláudia Cohen (Directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena) e moderação de Cristina Novo (Coordenadora do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém).
A Escola Superior de Educação de Santarém, afirma-se mais uma vez, como uma instituição de futuro e para o futuro, que não se limita a inovar nos métodos, processos e estratégias de ensino, mas procura que os seus estudantes, dotados das competências técnicas e profissionais necessárias para responderem aos desafios do século XXI, intervenham de forma crítica e efectiva na escola e no mundo.