uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras encerram Sinagoga de Tomar e espólio pode ser visitado na Levada

Obras encerram Sinagoga de Tomar e espólio pode ser visitado na Levada

Templo judaico é o mais antigo de Portugal e por ali passam milhares de turistas por ano.

O espólio da Sinagoga de Tomar, um dos monumentos mais visitados da cidade, vai ser parcialmente deslocado para o Complexo Cultural da Levada, onde os visitantes podem vê-lo enquanto durarem as obras de requalificação do espaço. As obras começaram esta quarta-feira, 20 de Dezembro, o que obriga ao encerramento do espaço.
Monumento nacional classificado desde 1921, a Sinagoga de Tomar vai ser alvo de obras de requalificação e conservação cuja primeira fase será apoiada pela Noruega através do fundo EE Grants, no valor de 150 mil euros.
Luís Vasco foi o zelador da Sinagoga de Tomar durante mais de 25 anos. Quando faleceu, em Novembro de 2012, a esposa, Maria Teresa, ficou a substituí-lo, no templo situado na Rua Joaquim Jacinto (Rua da Judiaria), no centro histórico da cidade. Foi Luís Vasco quem conseguiu reabrir, no início dos anos 80, o único templo judaico medieval que existe no nosso país.
Tal como contámos numa reportagem publicada em Junho de 2009, a falta de entendimento entre a Câmara de Tomar e o Governo levou a que o Museu Luso Hebraico Abraão Zacuto, criado por Despacho Governamental em 27/7/1939, demorasse a ser concretizado pelo que o tomarense, farto de ver os turistas a bater com o nariz na porta, juntou um grupo de vizinhos e conseguiu que o presidente da câmara municipal da altura, Amândio Murta (PS) lhe entregasse umas chaves do edifício.
A partir desse momento, começou a gerir o monumento nacional como se de um museu particular se tratasse e, perante a inércia da câmara municipal e com o aplauso de pessoas interessadas pela história dos Judeus em Portugal, criou uma página na internet onde colocou informação sobre a sinagoga e o museu em português, alemão, italiano, francês, hebraico, inglês, holandês e espanhol.
Em Julho de 2011, o espaço foi contemplado com algumas obras e novo mobiliário e, no final desse ano, por ocasião de um evento judaico na Sinagoga, Luís Vasco foi alvo de uma homenagem mas, nesse momento, devido ao seu frágil estado de saúde, já se fez representar pela esposa.

Obras encerram Sinagoga de Tomar e espólio pode ser visitado na Levada

Mais Notícias

    A carregar...