
Na Fábrica das Palavras também se ouve boa música
Ciclo “Jam às Sextas” animou o emblemático espaço cultural de Vila Franca de Xira
As sextas-feiras de Outubro, Novembro e Dezembro foram pautadas com música na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira. Paulo Brissos (Guitarra e Voz), Sertório Calado (Bateria), João Sanguinheira (Baixo) e Telmo Lopes (Piano) formaram a banda residente que deu o mote e abriu espaço para a participação espontânea de outros músicos.
No dia 29 de Dezembro, pelas 21h30, começou a última sessão deste “Jam às Sextas”, tendo-se juntado à banda residente um grupo de seis músicos que subiu ao palco para mostrar os seus dotes musicais na guitarra, no piano, na bateria e no saxofone.
Um dos músicos escolhidos foi Luís Carlos Figueiredo, de 45 anos. Multi-instrumentista, Figueiredo impressionou o público com o seu dote para tocar trompete, saxofone, trombone e guitarra.
Iniciou a formação musical aos nove anos com o trompete, por iniciativa do pai, e confessa que os vários instrumentos apareceram mais pelo acaso do que pela curiosidade. “Quando cheguei aos 20 anos apercebi-me que tinha um problema ao nível dos dentes e custava-me tocar trompete, então passei para o saxofone”, explicou a O MIRANTE.
O facto de ser professor de música no CEBI, em Alverca, ajuda a conjugar o trabalho com a paixão e garante que todos os dias consegue arranjar um bocadinho de tempo para tocar. Quando era mais novo, ensaiava todos os dias com o pai, que iniciou o seu percurso na música ao mesmo tempo que Luís, mas entretanto já deixou a música.
O gosto pelo jazz e a influência de saxofonistas como Joshua Redman ou Dexter Gordon levaram-no a participar nestas “jam sessions”. Dividido entre o saxofone e a guitarra, Figueiredo acompanhou a banda residente numa viagem de mais de duas horas que passou por clássicos de Sting, Guns n’Roses, Lionel Richie, Eagles e Elvis Presley, sem deixar de fora melodias de blues e jazz.
Com entrada grátis, os lugares sentados foram poucos para todos os que quiseram assistir a este evento, que contou também com a presença da vereadora da Cultura da Câmara de Vila Franca de Xira, Manuela Ralha.

Mais Notícias
Destaques

Programa Nacional de Fogo Controlado quer limpar 10 mil hectares florestais

DJ Arrepiado foi algemado pela GNR durante uma actuação

Espaço Cidadão já funciona em São João da Ribeira

Restaurante Quinta do Parque Real em Salvaterra de Magos com iniciativa solidária
