
Actriz Maria Teresa Ramalho “Tareka” deixou o palco da vida
Artista faleceu no dia 2 de Janeiro e foi sepultada em Salvaterra de Magos, onde residia.
A actriz e escritora Maria Teresa Ramalho, conhecida por Tareka, mãe do actor Tozé Martinho, morreu na madrugada desta terça-feira, 2 de Janeiro, no Hospital da CUF, em Lisboa, disse fonte próxima da família.
Maria Teresa Ramalho, atriz e escritora, com o pseudónimo de Ângela Sarmento, encontrava-se internada naquela unidade hospitalar desde 12 de Outubro. O corpo da actriz, segundo a mesma fonte, seguiu ainda na terça-feira para Salvaterra de Magos, onde residia, e o funeral realizou-se na quarta-feira de manhã.
Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves de Morais Sarmento Ramalho, conhecida como Tareka, nasceu há 90 anos, em Lisboa, em 22 de Novembro de 1927. Tornou-se conhecida do grande público como Tareka, em 1976, no concurso televisivo “A visita da Cornélia”, em que, com o filho Tozé Martinho, formou uma das principais equipas deste programa da RTP.
Participou em várias produções televisivas, sobretudo telenovelas, algumas escritas pelo filho, ator e argumentista. Fez parte do elenco de “Origens”, “Ricardina e Marta”, “Palavras Cruzadas”, “Roseira Brava” e “Estátua de Sal”, na RTP, “Dei-te Quase Tudo”, “Olhos de Água” e “Todo o Tempo do Mundo”, na TVI, entre outras produções.
Em entrevista ao jornal O MIRANTE publicada em Setembro de 2011, quando abriu as portas da sua casa, na Quinta das Gatinheiras, afirmava que tinha nascido na cidade mas que adorava o campo, por isso foi com naturalidade e prazer que, quando casou com o ganadeiro João Ramalho, foi viver para Salvaterra de Magos. Era casada há cinquenta anos, tinha cinco filhos, dez netos e seis bisnetos.
Desde criança que gostava de representar mas só começou a sua carreira de actriz quando já estava casada. Nunca ousou dizer ao pai que queria ser actriz. O marido era quem a levava aos estúdios das novelas. Era aficionada e considerava uma “parvoíce” as manifestações anti-touradas.

Mais Notícias
Destaques

Programa Nacional de Fogo Controlado quer limpar 10 mil hectares florestais

DJ Arrepiado foi algemado pela GNR durante uma actuação

Espaço Cidadão já funciona em São João da Ribeira

Restaurante Quinta do Parque Real em Salvaterra de Magos com iniciativa solidária
