Factura da água aumenta 1,4% em Abrantes
A tarifa da água em Abrantes aumenta 1,4 por cento (%) em 2018, o que significa que um consumidor do tipo doméstico, que consuma 10 metros cúbicos (m3) de água por mês, passa a pagar mais 15 cêntimos. A proposta do novo tarifário foi aprovada pelo executivo da Câmara de Abrantes com os votos do PS e BE. O vereador do PSD absteve-se.
A câmara justificou a actualização do tarifário com as recomendações da entidade reguladora do sector (ERSAR) e o aumento do custo dos produtos de tratamento da água e das análises de qualidade da água.
Em 2018 há duas novidades: as garagens que não se destinam a actividades empresariais, são equiparadas aos utilizadores domésticos; e os condomínios e locais públicos de consumo relativos a regas não estarão sujeitos à tarifa de resíduos sólidos.
Os tarifários especiais vão manter-se, em particular o tarifário social com bonificações de apoio a famílias carenciadas, e o tarifário destinado a apoiar famílias numerosas. Estão previstas também bonificações para os clientes, domésticos ou não domésticos, que adiram à facturação electrónica, facturação bimestral e ao método de pagamento por débito directo.
A tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), também aumenta. Um utilizador doméstico que consuma 10m3 de água vai pagar mais 45 cêntimos por mês. Este é o segundo ano consecutivo de actualização desta tarifa, decorrente da privatização da EGF (Empresa Geral do Fomento), detentora da maioria do capital da Valnor, empresa que faz a gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos de Abrantes.Este aumento foi aprovado pela maioria (PS), com a abstenção dos vereadores do BE e do PSD.
A tarifa de saneamento também vai ser actualizada, o que significa que um cliente doméstico que consuma 10m3 de água por mês passa a pagar mais 25 cêntimos mensais.
Mais Notícias
Destaques

Programa Nacional de Fogo Controlado quer limpar 10 mil hectares florestais

DJ Arrepiado foi algemado pela GNR durante uma actuação

Espaço Cidadão já funciona em São João da Ribeira

Restaurante Quinta do Parque Real em Salvaterra de Magos com iniciativa solidária
