uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Manuel foi primeiro bebé a nascer no Hospital de Santarém

João Manuel foi primeiro bebé a nascer no Hospital de Santarém

Foi à 1h47 da madrugada de 1 de Janeiro que Jéssica Cardoso deu à luz. Chama-se João Manuel e foi o primeiro bebé a nascer no Hospital Distrital de Santarém em 2018. O relógio marcava 01h47 de 1 de Janeiro. Para a mãe, Jéssica Cardoso de 22 anos, natural de Alcanena, esta foi uma passagem de ano que nunca mais vai esquecer.

“Já estava deitada antes da meia noite da passagem de ano, pois ele estava a mexer-se muito, depois acordei passava meia hora da meia noite, com a pressão das águas a rebentar”, conta. A jovem mãe nunca imaginou que o seu bebé escolhesse a noite de passagem de ano para nascer, pois estava grávida de 36 semanas.
O parto do pequeno João Manuel, que nasceu com dois quilos e seiscentos gramas, só estava previsto para o final de Janeiro, o que assustou a jovem mãe, que ligou imediatamente para o 112: “Estava com medo de fazer alguma coisa errada, não sabia se devia fazer força”. Jéssica foi mãe pela primeira vez, razão pela qual estava ainda mais nervosa. E como não tinha frequentado as aulas de preparação para o parto não tinha a certeza de qual seria a forma correcta de agir.
A viagem até ao Hospital de Santarém foi curta, pois Jéssica estava a celebrar o Ano Novo em casa de familiares que residem junto ao hospital. Quando Jéssica lá chegou foi informada que seria necessário realizar uma cesariana, pois o seu bebé não estava na posição certa para nascer.
“Só o vi duas horas após ele nascer” sublinha a mãe, explicando que foi necessário dar-lhe uma anestesia geral para que fosse feita a cesariana. “Quando vi o meu filho já estava todo preparadinho”, conta.
Jéssica lamenta que o pai do pequeno João não tenha estado presente durante o parto e durante o período de recobro. “Ele não é daqui e como foi perto da meia-noite numa passagem de ano as coisas tornaram-se ainda mais complicadas”, diz.
A mãe do pequeno João Manuel sublinha que o apoio de toda a família e principalmente da sua mãe foi essencial durante toda a gravidez e foi a sua mãe quem sempre a acompanhou durante e após o parto.

João Manuel foi primeiro bebé a nascer no Hospital de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...