
Casal dos Bernardos em choque com morte de jovem de 16 anos
Joana Lopes faleceu na sequência de um acidente de viação quando se dirigia na sua mota para a Escola Secundária de Ourém, onde estudava.
A população de Casal dos Bernardos, concelho de Ourém, está consternada com a morte de Joana Lopes, de 16 anos, que faleceu no dia 3 de Janeiro, vítima de um acidente de viação. Joana seguia na sua motorizada para a Escola Secundária de Ourém, onde estudava no 11º ano, quando, de acordo com fonte próxima da família, embateu num carro que circulava em sentido contrário. A jovem foi projectada para a berma, tendo sido atropelada por um automóvel ligeiro. A mesma fonte acrescentou que a condutora do ligeiro, quando se apercebeu do ocorrido, entrou em choque e desmaiou.
Joana Lopes, filha de Licínio Lopes, empresário de Casal dos Bernardos, era recruta nos Bombeiros Voluntários de Caxarias. Hélder Silva, comandante dos Bombeiros de Caxarias disse a O MIRANTE “que é muito triste perder uma jovem como a Joana, sempre de sorriso nos lábios, determinada e muito participativa nas actividades dos bombeiros”.
Elisa Dias foi chefe do Agrupamento de Escuteiros 1263, de Ribeira do Fárrio, onde Joana foi “lobita”, e descreve-a como uma jovem sempre alegre e com vontade de participar em tudo. “A Joana andava nos escuteiros, fazia ballet, andava a cavalo com o pai e a irmã Beatriz, andava nos bombeiros, era destemida e muito activa”, conta Elisa, magoada com a partida prematura da jovem.
Sérgio Fernandes foi presidente da extinta Junta de Freguesia de Casal dos Bernardos, entre 2001 e 2013, onde Adelino Gomes, avô de Joana, foi tesoureiro. Sérgio disse que aguardou alguns dias para visitar a família porque se sentia muito triste com a morte de Joana e sabia que a família está muito abalada.
O filho de Sérgio, Edgar, era companheiro diário de Joana nas idas para a escola. Cada um fazia os cerca de 16 quilómetros na sua mota, mas nessa quarta-feira não fez o trajecto com a amiga e vizinha porque tinha o seu veículo avariado. Agora, o pai diz que vai reforçar os conselhos de prudência ao filho, mas a vida tem de continuar. “O importante é recordarmos com carinho a Joana e homenagear a sua memória com a alegria e determinação que ela demonstrava”, afirmou Sérgio.


Mais Notícias
Destaques
