uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Prémios Personalidade do Ano de O MIRANTE já vão na 13ª edição

Iniciativa deste ano que premeia as Personalidades de 2017 realiza-se no cine-teatro Virgínia em Torres Novas. O MIRANTE atribui mais uma vez os Prémios Personalidade do Ano. A iniciativa anual com que, desde 2005, distinguimos pessoas da região que consideramos serem exemplos positivos nas mais diversas áreas de actividade realiza-se este ano em Torres Novas. Depois de no dia 1 de Janeiro termos divulgado a escolha do juiz Carlos Alexandre, natural de Mação, como Personalidade do Ano 2017, divulgamos nesta edição mais três premiados.

Política Masculino

Vasco Estrela - Presidente da Câmara Municipal de Mação

Em Mação, durante e após o incêndio que destruiu, entre 23 e 27 de Julho, 18 mil hectares de floresta e 14 casas de primeira habitação, total ou parcialmente, Vasco Estrela foi o homem certo no lugar certo. Foi o presidente de câmara que a população daquele concelho esperava que ele fosse e em determinados momentos foi mais do que isso.
Tinha do seu lado não só as pessoas mas também o trabalho feito em termos de ordenamento e limpeza de matas para prevenção dos fogos. Foi coordenador, comandante, interlocutor, cidadão, amigo solidário. Foi também a voz que primeiro denunciou as falhas da protecção civil, da coordenação de meios e homens no terreno. Actuou com uma serenidade e uma firmeza pouco comuns e ainda não desistiu de obter explicações e reparações. Em Outubro de 2017 foi reeleito para um segundo mandato como presidente de câmara com uma maioria reforçada.

foto arquivo O MIRANTE

Tauromaquia

Administração do Campo Pequeno

O Campo Pequeno é o grande palco da tauromaquia em Portugal. Lá se têm lançado e afirmado grandes nomes da festa brava, muitos deles oriundos do Ribatejo. Inaugurado a 18 de Agosto de 1892, o edifício, de estilo neo-árabe, está classificado como imóvel de interesse público desde Janeiro de 1983.
Foi alvo de obras de restauro e requalificação a partir de 2000, sendo transformado, por iniciativa da Sociedade de Renovação Urbana Campo Pequeno, SA (SRUCP, SA), com autorização do proprietário que é a casa Pia, num edifício moderno do ponto de vista funcional. Reabriu ao público em Maio de 2006 como espaço multiusos para espectáculos e eventos mas manteve a sua actividade tauromáquica e é lá que se continuam a realizar os maiores e mais brilhantes espectáculos tauromáquicos.
O Campo Pequeno tem uma ligação à história de Portugal. As denominadas Galas à Antiga Portuguesa eram incluídas nos programas de comemorações de datas festivas da nossa história e integradas nos programas sociais das visitas de chefes de Estado a Portugal.

foto Maria João Mil-Homens

Personalidade do Ano - Vida

Diamantino Duarte - Administrador Executivo da Resitejo

Resitejo - Associação de Gestão e Tratamento de Lixos do Médio Tejo.
Nasceu no dia de Natal de 1956 e curiosamente sempre dedicou a maior parte do seu tempo a causas colectivas. É presidente dos Bombeiros Voluntários de Santarém que são os segundos mais antigos do país; foi vereador na Câmara Municipal de Santarém, administrador dos Serviços Municipalizados daquele concelho, presidente da Junta de Freguesia de Tremês, sua terra natal, presidente da União Desportiva de Santarém, presidente da assembleia geral da Associação de Basquetebol de Santarém, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém e Dirigente da Federação Portuguesa de Caça. Em criança começou a trabalhar na farmácia da terra. Aos 16 anos ofereceu-se como voluntário para a Marinha de Guerra Portuguesa e correu mundo. Quem o conhece sabe que é um ser humano generoso, prestável e sensível. Está sempre disposto a ajudar o seu semelhante e a trabalhar pelo bem comum.

foto arquivo O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...