uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Linhaceira celebra em grande os cem anos de ensino público

Espectáculo com um grupo musical galego que tem o nome da aldeia e o restauro e exibição de um filme com Raul Solnado gravado na aldeia em 1950 assinalam centenário da inauguração das escolas em Linhaceira.

O grupo musical Galego Liñaceira, com o mesmo nome da aldeia do concelho de Tomar, juntou-se de propósito para dar um concerto na Linhaceira no dia 31 de Março. Esta é uma das surpresas das comemorações do centenário das escolas da aldeia, que incluem também o restauro de um filme com Raul Solnado gravado na escola local e na foz do rio Nabão em 1950. Um prémio literário, uma exposição, o lançamento do livro sobre a História da Linhaceira e uma recriação da vida na aldeia há um século são outras iniciativas previstas.
O programa foi apresentado no sábado, 3 de Março, na sede da Associação de Pais local, com as presenças de Lino Lopes, presidente da direcção da Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira, Patrícia Homem, presidente do conselho executivo da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, Nuno Garcia Lopes, coordenador das comemorações do centenário, Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar, e Carlos Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira.
Na apresentação foram reveladas as grandes surpresas preparadas pela organização. A primeira vai acontecer na noite de 31 de Março com um concerto no recinto multiusos pelo grupo Liñaceira, oriundo da Galiza, que teve uma carreira com impacto na música popular daquela região espanhola há alguns anos, mas terminara entretanto. Quando souberam da existência da aldeia com o mesmo nome e da comemoração do centenário das escolas, foram as próprias intérpretes a sugerir voltarem a reunir propositadamente para darem um concerto, na Linhaceira, sem cobrar nada, apenas as despesas de deslocação.
Outra revelação é a da existência de um filme de 1950,“Ar, água e luz”, com as participações de Raul Solnado e Armando Cortez, gravado na escola da Linhaceira e na foz do rio Nabão. O filme, abordava o ensino da natação, contando com a presença de Vasco Jacob, que ensinou gerações de tomarenses a nadar. Agora, numa parceria das quatro entidades com a Cinemateca,o filme vai ser restaurado e depois apresentada publicamente, em data a anunciar.
Em Outubro acontecerá o momento principal das comemorações, com uma exposição e o lançamento de um livro sobre a História local, mas também a recriação de uma aula e de um dia na aldeia há cem anos. No programa comemorativo está ainda previsto o lançamento da obra de construção do Centro Escolar da Linhaceira, que está apenas dependente do visto do Tribunal de Contas, como referiu o vice-presidente da câmara de Tomar, Hugo Cristóvão.

Mais Notícias

    A carregar...