uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Judo no distrito de Santarém luta para ter mais atletas
Este foi o primeiro torneio de judo do ano para os escalões entre os sete e os doze anos

Judo no distrito de Santarém luta para ter mais atletas

Associação distrital quer chegar este ano aos mil praticantes inscritos

O judo no distrito de Santarém continua a lutar para ter mais atletas apesar do crescimento que a modalidade tem assistido. Isso mesmo defendeu Filipe Lopes, director técnico da Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS), durante o torneio de judo que decorreu na manhã de domingo, 11 de Março, no Pavilhão Municipal de Salvaterra de Magos. É por isso, explica o dirigente, que os vários clubes do distrito estão neste momento com o “projecto 1000” em mãos. O objectivo é que a AJDS atinja os mil atletas federados ainda este ano.
Para Filipe Lopes, não existe grande diferença actualmente entre o tratamento dado ao judo e às outras modalidades de grande influência, como é o caso do futebol. Mas, acredita, “se os clubes forem fortes na pedagogia de ensino e criarem condições para que os jovens possam continuar a carreira, temos condições para que os jovens não abandonem o judo para ir para outras modalidades e a diferença acabe”.
Quem também não deixou de elogiar a presença dos jovens atletas foi a vice-presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Helena Neves (PS). Judoca durante muitos anos, a autarca admite que foi com um carinho especial que viu o pavilhão municipal da vila encher-se de praticantes de judo, mostrando que a modalidade está viva e recomenda-se. “Neste concelho o judo é praticado por imensos atletas e está em forte crescimento”, afirma, lembrando que curiosamente alguns dos que pertencem ao clube de Salvaterra de Magos foram seus alunos na modalidade.
Este foi o primeiro torneio de judo do ano para os escalões entre os sete e os doze anos em que participaram cerca de 150 atletas de vários clubes do distrito. Uma iniciativa desportiva englobada no projecto “Judo +” que procura ser uma iniciação à competição, oferecendo-lhes um primeiro contacto com as regras e com os valores do judo, para que possam vir a abraçar uma carreira na modalidade.
O torneio foi organizado pela AJDS e pelo Judo Clube Salvaterra e patrocinado pela Grupovarius, um grupo de empresas que começou por apoiar a secção de judo do Sporting Clube de Portugal e que hoje ajuda várias associações de judo em todo o país. Os próximos torneios decorrerão em Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas, Entroncamento e novamente em Torres Novas.

Judo no distrito de Santarém luta para ter mais atletas

Mais Notícias

    A carregar...