uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Tomar e Ourém comprometem-se a identificar pontos de descarga no Nabão

As Câmaras de Tomar e de Ourém comprometeram-se a identificar, nos próximos 30 dias, todos os pontos da rede pública que possam estar a descarregar para o rio Nabão, disse a presidente do município nabantino, Anabela Freitas (PS).
“Temos que descartar se existe ou não alguma infraestrutura pública a causar algum foco de poluição” no rio, disse a autarca à Lusa, num balanço da reunião realizada esta segunda-feira, 12 de Março, com o município de Ourém e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a definição de uma estratégia de actuação que trave os episódios de poluição no Nabão.
Dessa reunião saiu a decisão de os dois municípios criarem um grupo de trabalho para a realização desse levantamento, informação que se juntará aos 12 pontos de descarga já identificados ao longo de todo o curso do rio, disse.
A autarca adiantou que serão analisadas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), mas também a possibilidade de haver águas pluviais a drenar para os sistemas de saneamento, que, em carga, acabam por drenar para o rio, o que, a acontecer, obrigará a um investimento na separação das redes.
Da reunião saiu igualmente a decisão de, com a APA, serem identificados e verificados outros pontos, de privados, que se possam juntar aos já conhecidos. Só depois de concluído este levantamento, as três entidades estarão em condições de delinear “estratégias de actuação”, nomeadamente a possibilidade de obras nos sistemas de saneamento que estejam a receber águas pluviais, disse.
Anabela Freitas adiantou que, quanto ao foco de poluição detectado no dia 1 de Março, e que originou uma queixa apresentada pelo município, os resultados de todas as análises recolhidas, tanto a pedido da câmara como as feitas pela APA (estas em dois momentos, nos dias 2 e 5 de Março), só deverão ser conhecidos no final desta semana.
Os primeiros resultados, de análises “mais simples”, apontam para uma concentração elevada de coliformes fecais, desconhecendo-se ainda se de origem humana ou animal. A autarca admite que os episódios de poluição que se acentuaram desde há um ano possam ter várias origens.

Mais Notícias

    A carregar...