Orquestra Típica Scalabitana celebra aniversário nas Festas de São José

Orquestra Típica Scalabitana celebra aniversário nas Festas de São José
Orquestra Típica Scalabitana actua na noite de sábado tendo como convidado o grupo Três Bairros.

Cartaz musical das festas da cidade de Santarém conta ainda com Calema, Cuca Roseta e Hi Fi e uma homenagem ao fadista António Pelarigo, falecido em Janeiro.

O concerto comemorativo do 72º aniversário da Orquestra Típica Scalabitana, marcado para sábado, 17 de Março, pelas 21h00, nos claustros da Casa do Campino, é um dos pontos altos do cartaz musical das Festas de São José, que decorrem em Santarém de 15 a 19 de Março. O espectáculo conta com a participação especial do grupo 3 Bairros.
Ainda na noite de sábado, mas depois desse concerto, actua o duo Calema, oriundo São Tomé e Príncipe. O programa musical conta ainda com uma homenagem a António Pelarigo (fadista falecido em Janeiro último), esta quinta-feira, dia 15, às 21h30, em que participam António Pinto Basto, Célia Leiria e Isabelinha Fado, acompanhados por Pedro Amendoeira, Alexandre Silva e Nani, no claustro da Casa do Campino. Às 23h30 realiza-se um festival de tunas.
Nas outras noites sobem ao palco os Hi Fi (sexta-feira) e Cuca Roseta (domingo). No domingo há uma tarde de folclore e na tarde de segunda-feira, 19 de Março, actuam o Coro do Jardim Escola João de Deus, o Grupo de Sevilhanas Salero e Alma, a Tuna da Utis, as danças de salão da Newstar Dance e a Tocata de Cavaquinhos da UTIS. Em todas as noites, com excepção de segunda-feira, haverá música até altas horas com DJ.

Festivais taurinos a favor das vítimas dos incêndios
A festa brava também tem presença marcante no programa das Festas de São José com as habituais largadas nocturnas e duas corridas de toiros, às 11h00 e às 16h00 de sábado, 17 de Março, na Monumental Celestino Graça, com as receitas a reverterem a favor das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. No domingo há um espectáculo taurino, pelas 18h00, com recortadores, saltos e quiebros, igualmente com o mesmo objectivo solidário.
Na segunda-feira, 19 de Março, dia de São José e feriado municipal, um dos pontos altos é a procissão e a missa solene em honra de S. José, que reúne a partir das 15h00, no centro histórico, as associações e grupos culturais do concelho, entidades oficiais e os padroeiros das paróquias do concelho, acompanhados pela Banda da Gançaria, seguindo-se a bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José.
Mercados tradicionais, romarias, provas desportivas, artesanato, tasquinhas, desfiles de campinos e cabrestos e o habitual espaço de diversão para crianças e jovens são outras das atracções. As Festas de São José têm este ano um orçamento a rondar os 55 mil euros, totalmente cobertos por receitas e patrocínios. A organização pertence à Câmara de Santarém e à empresa municipal Viver Santarém.

Animação taurina para os mais novos

Para além das habituais largadas de toiros e mesa de tortura, este ano há animação para os mais pequenos com a iniciativa “Vamos brincar aos toiros”, nas ruas do centro histórico e no Largo do Seminário, e no dia 19 de Março, na manga do recinto das Festas de S. José, a partir das 15h00, haverá demonstrações de toureio a pé pela Escola de Toureio Joaquim Gonçalves, de Santarém, e de forcados pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém e Aposento da Chamusca e uma picaria juvenil.

Figuras da cidade dão nomes a ruas

A Câmara Municipal de Santarém vai atribuir o nome de algumas personalidades do concelho a ruas da cidade. As cerimónias estão marcadas para a manhã de 19 de Março, feriado municipal. Às 10h00 é inaugurada a Rua Dra. Rosalina Melro, às 10h30 a Rua Octávio da Costa Filipe, às 11h00 a Rua José Clemente Pereira e às 11h30 a Rua dos Deficientes das Forças Armadas.
Ainda nesse dia decorre a habitual homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém, em 2017, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo