Orquestra Típica Scalabitana celebra aniversário nas Festas de São José

Cartaz musical das festas da cidade de Santarém conta ainda com Calema, Cuca Roseta e Hi Fi e uma homenagem ao fadista António Pelarigo, falecido em Janeiro.
O concerto comemorativo do 72º aniversário da Orquestra Típica Scalabitana, marcado para sábado, 17 de Março, pelas 21h00, nos claustros da Casa do Campino, é um dos pontos altos do cartaz musical das Festas de São José, que decorrem em Santarém de 15 a 19 de Março. O espectáculo conta com a participação especial do grupo 3 Bairros.
Ainda na noite de sábado, mas depois desse concerto, actua o duo Calema, oriundo São Tomé e Príncipe. O programa musical conta ainda com uma homenagem a António Pelarigo (fadista falecido em Janeiro último), esta quinta-feira, dia 15, às 21h30, em que participam António Pinto Basto, Célia Leiria e Isabelinha Fado, acompanhados por Pedro Amendoeira, Alexandre Silva e Nani, no claustro da Casa do Campino. Às 23h30 realiza-se um festival de tunas.
Nas outras noites sobem ao palco os Hi Fi (sexta-feira) e Cuca Roseta (domingo). No domingo há uma tarde de folclore e na tarde de segunda-feira, 19 de Março, actuam o Coro do Jardim Escola João de Deus, o Grupo de Sevilhanas Salero e Alma, a Tuna da Utis, as danças de salão da Newstar Dance e a Tocata de Cavaquinhos da UTIS. Em todas as noites, com excepção de segunda-feira, haverá música até altas horas com DJ.
Festivais taurinos a favor das vítimas dos incêndios
A festa brava também tem presença marcante no programa das Festas de São José com as habituais largadas nocturnas e duas corridas de toiros, às 11h00 e às 16h00 de sábado, 17 de Março, na Monumental Celestino Graça, com as receitas a reverterem a favor das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. No domingo há um espectáculo taurino, pelas 18h00, com recortadores, saltos e quiebros, igualmente com o mesmo objectivo solidário.
Na segunda-feira, 19 de Março, dia de São José e feriado municipal, um dos pontos altos é a procissão e a missa solene em honra de S. José, que reúne a partir das 15h00, no centro histórico, as associações e grupos culturais do concelho, entidades oficiais e os padroeiros das paróquias do concelho, acompanhados pela Banda da Gançaria, seguindo-se a bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José.
Mercados tradicionais, romarias, provas desportivas, artesanato, tasquinhas, desfiles de campinos e cabrestos e o habitual espaço de diversão para crianças e jovens são outras das atracções. As Festas de São José têm este ano um orçamento a rondar os 55 mil euros, totalmente cobertos por receitas e patrocínios. A organização pertence à Câmara de Santarém e à empresa municipal Viver Santarém.
Animação taurina para os mais novos
Para além das habituais largadas de toiros e mesa de tortura, este ano há animação para os mais pequenos com a iniciativa “Vamos brincar aos toiros”, nas ruas do centro histórico e no Largo do Seminário, e no dia 19 de Março, na manga do recinto das Festas de S. José, a partir das 15h00, haverá demonstrações de toureio a pé pela Escola de Toureio Joaquim Gonçalves, de Santarém, e de forcados pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém e Aposento da Chamusca e uma picaria juvenil.
Figuras da cidade dão nomes a ruas
A Câmara Municipal de Santarém vai atribuir o nome de algumas personalidades do concelho a ruas da cidade. As cerimónias estão marcadas para a manhã de 19 de Março, feriado municipal. Às 10h00 é inaugurada a Rua Dra. Rosalina Melro, às 10h30 a Rua Octávio da Costa Filipe, às 11h00 a Rua José Clemente Pereira e às 11h30 a Rua dos Deficientes das Forças Armadas.
Ainda nesse dia decorre a habitual homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém, em 2017, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.