uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Clube Académico de Desportos nasceu numa garagem e já fez 34 anos
Autarcas e dirigentes marcaram presença nos 34 anos do Clube Académico da Póvoa

Clube Académico de Desportos nasceu numa garagem e já fez 34 anos

Colectividade da Póvoa de Santa Iria dedica-se ao futsal e ao ténis

Foi numa sala repleta de sócios que o Clube Académico de Desportos (CAD), da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, celebrou o 34º aniversário de existência na tarde de domingo, 18 de Março. Nascido numa garagem a 18 de Março de 1984, o CAD apareceu como uma forma de responder às necessidades dos jovens da Póvoa de Santa Iria, “a segunda freguesia com mais juventude do país”, que não tinham um espaço onde praticar desporto de forma federada e organizada, apesar das inúmeras associações que já existiam na cidade.
Os custos de ter um clube de futebol 11 empurraram a direcção do clube para apostar no futsal, uma aposta que foi certeira. Nos últimos 18 anos o clube registou a sua maior evolução, sendo que actualmente conta com mais de 150 atletas federados na secção de futsal, divididos por oito escalões.
O clube tem atletas de várias freguesias vizinhas da Póvoa, fruto de uma política de inclusão, na qual o clube abre a porta a todos os atletas nos escalões de petizes, traquinas e infantis, criando para isso equipas A e B que permitam a prática desportiva ao maior número de jovens possível. “Há 10 anos atrás conseguia dizer o nome de todos os jogadores que utilizam a nossa camisola, agora vejo algumas caras que não reconheço”, brincou Paulo Barroca, presidente da direcção.
Foi mais tarde que surgiu a segunda modalidade do clube, o ténis, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com o objectivo de rentabilizar os campos de ténis da Quinta da Piedade que estavam praticamente abandonados. “É uma secção que tem tido os seus altos e baixos, mas temos conseguido ultrapassar todas as dificuldades”, explicou o presidente.
Antes do habitual bolo de aniversário, Paulo Barroca deixou os objectivos para o futuro, que passam por chegar ao milhar de sócios nos próximos quatro anos e colocar a equipa de seniores de futsal, que voltou ao activo esta temporada, nas competições nacionais.
Também estiveram presentes nesta cerimónia Ana Bayer, presidente da Assembleia de Freguesia da Póvoa de Santa Iria, Jorge Ribeiro, presidente da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, a vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com o pelouro do desporto, Helena de Jesus, e o presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo.

Clube Académico de Desportos nasceu numa garagem e já fez 34 anos

Mais Notícias

    A carregar...