uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parque infantil em Alverca encerrado há dois anos para obras que nunca mais chegam
Brinquedos foram retirados

Parque infantil em Alverca encerrado há dois anos para obras que nunca mais chegam

Junta de freguesia diz que não tem dinheiro e espera que o município dê apoio financeiro. Espaço foi desactivado por não cumprir as normas, tal como outros no concelho.

As obras estão prometidas para breve mas o parque infantil situado na Rua Poeta António Aleixo, em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, está encerrado há dois aos para que seja feita uma manutenção do recinto, pois o mesmo não cumpria os requisitos exigidos. Apesar da colocação de algumas redes para vedar o espaço, as crianças continuavam a ir para lá brincar, levando assim a que a Junta de Freguesia de Alverca procedesse à retirada dos equipamentos, pouco antes das eleições autárquicas de 2017, para garantir a segurança das crianças. No local a junta deixou um sinal colocado no portão onde promete ser breve na resolução deste problema.
O arrastar do problema começa a causar descontentamento entre alguns habitantes, que se queixam de que existem outras obras a ser realizadas enquanto esta vai ficando para trás, deixando os moradores da rua sem um espaço onde as crianças possam brincar livremente. “Pela freguesia inteira vemos uma série de obras e aqui continuamos sem o nosso parque há mais de dois anos”, desabafou Joel Antunes a
O MIRANTE.
Contactado por O MIRANTE, Carlos Gonçalves (CDU), presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, reconheceu a existência do problema mas reiterou que a junta de freguesia não dispõe de meios financeiros para proceder à reabilitação dos parques infantis, pelo que não pode avançar com uma data para a realização das obras. “É necessário realizar um investimento avultado para garantir que o equipamento tenha todas as condições de segurança”, disse.
O autarca explicou ainda que essa é uma competência que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende delegar nas juntas de freguesias mas ainda não foi possível chegar a um acordo. Quando houver esse acordo, o autarca garante que vai proceder à manutenção dos equipamentos que estão em falta, caso contrário adverte que a responsabilidade está do lado da câmara. “É preciso que a câmara dê um apoio financeiro, caso contrário não podemos aceitar esta competência porque não temos capacidade para tal”, concluiu.
A O MIRANTE, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira garantiu que estabeleceu um contrato interadministrativo com a União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho que prevê a transferência de verbas mensais para a manutenção deste tipo de equipamentos. Ainda assim, Alberto Mesquita (PS) explica que, embora esta competência esteja delegada, o munícipio está disponível para reforçar a ajuda, caso esta seja solicitada pela junta de freguesia.

Parque infantil em Alverca encerrado há dois anos para obras que nunca mais chegam

Mais Notícias

    A carregar...