uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Residência Sénior das Lezírias em Foros de Salvaterra trabalha para ser exemplar
Rui Fontes e Helena Antunes

Residência Sénior das Lezírias em Foros de Salvaterra trabalha para ser exemplar

Dar atenção, amor e afecto para que os idosos se sintam felizes e bem tratados

A Residência Sénior das Lezírias, em Foros de Salvaterra, é uma pequena estrutura com 19 camas (em quartos duplos, triplos e individuais). Segundo o seu director técnico, o enfermeiro Rui Fontes, o objectivo é desenvolver um projecto ímpar no alojamento de idosos com pequena dimensão com uma sustentabilidade baseada em boas práticas e um negócio que demonstre à sociedade que é possível cuidar de pessoas idosas cumprindo a legislação em vigor. Instalada numa região em que por vezes são encerrados lares a funcionar ilegalmente e denunciados casos de maus tratos a pessoas idosas, a Residência Sénior das Lezírias quer demonstrar o contrário.
Com o trabalho dos seus profissionais a instituição tem demonstrando que a sustentabilidade está na qualidade e nas boas práticas. “Para além da experiência que a maioria de quem aqui trabalha já traz, motivamos quem trabalha connosco para que tenha afecto para dar aos nossos utentes. O afecto não se paga e o nosso ideal é que todos desejem ser tratados como as pessoas aqui são tratadas se um dia tiverem necessidade de viver num lar”, sublinha o director técnico.
A Residência Sénior das Lezírias tem um médico ou enfermeiro de serviço 24 horas. A sua taxa de recuperação anda na ordem dos 80% em relação aos enfartes ou AVC. Também é dada muita importância à dor, sendo feita uma correcta avaliação da mesma dado que alguns idosos receiam dizer que sentem dores.
O Enfermeiro Rui Fontes, que para além de director técnico da Residência Sénior das Lezírias, é o presidente da Associação Amigos da Grande Idade , explica que é essencial manter os idosos ocupados, mesmo com pequenas tarefas, uma vez que a solidão é muitas vezes gerada pelo sentimento de não serem úteis.
A Residência Sénior das Lezírias promove o contacto entre as pessoas residentes e amigos ao proporcionar visitas a qualquer hora e tem sempre os seus portões abertos porque o espaço não é uma prisão, embora mantendo uma vigilância para prevenir problemas. A curto prazo vai ter uma sala de formação e um café aberto a toda a comunidade.
A instituição fica no Lote 271 da Estrada das Malhadinhas em Foros de Salvaterra e pode ser contactada pelos telefones 96 728 59 09, 91 906 31 64 ou 96 142 21 86. Tem um site em http://leziriasresidenciasenior.pt/ e página no Facebook https://www.facebook.com/lezirias.residenciasenior.
Tem parcerias com advance care e multicare, Associação Amigos da Grande Idade e Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, aguardando resposta de outras entidades locais e nacionais para partilhar o seu trabalho e as suas potencialidades.
E não cobra as fraldas: “o que fazemos é levar mais vezes as pessoas ao wc”, explicam.

Residência Sénior das Lezírias em Foros de Salvaterra trabalha para ser exemplar

Mais Notícias

    A carregar...