uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
José Salvador ganhou o Prémio Carlos Gaspar
José Salvador recebeu o Prémio Carlos Gaspar atribuído pela Junta de Samora Correia

José Salvador ganhou o Prémio Carlos Gaspar

O Prémio Carlos Gaspar, instituído pela Junta de Freguesia de Samora Correia, foi entregue a José Talaia Eugénio Salvador pela sua dedicação a várias associações e colectividades da cidade.

Em Samora Correia, José Salvador é visto como um homem de cultura e elemento dinamizador, com enorme força e querer. Iniciou-se no mundo do associativismo com apenas 13 anos, entrando para o primeiro Rancho Folclórico de Samora Correia. A partir daí nunca mais se desligou das associações da freguesia e essa dedicação foi reconhecida no dia 13 de Abril com a entrega do Prémio Carlos Gaspar, instituído pela Junta de Freguesia de Samora Correia.
José Salvador foi baterista na banda “Carlos Manuel e o seu conjunto”, pertenceu ao Grupo Desportivo de Samora Correia e foi fundador da ARCAS e da Rádio Iris. Foi ainda elemento da comissão das obras de restauro da Igreja Matriz de Samora Correia.
Obras e testemunhos não lhe faltam mas José Salvador diz não gostar das luzes da ribalta. “Gosto de viver! A causa pela qual lutei sempre foi a minha terra”, disse em palco. Com o prémio nas mãos e voz trémula, ofereceu o troféu à memória de Carlos Gaspar, afirmando que “ele merece tudo isto”.
A plateia aplaudiu-o em pé, por diversas vezes, durante o seu discurso, que terminou com um apelo: ”Aos nossos jovens digo que têm muito a aprender com os mais velhos. E estes também têm muito a aprender com os jovens. Temos muita gente com talento na nossa terra, por isso trabalhem com todos”, referiu José Salvador acrescentando que sempre gostou de trabalhar com os mais novos e que sempre aprendeu muito com eles. Antes de retomar o seu lugar na plateia, agradeceu, por último à família, que ali estava presente: “Pelas horas que lhes roubei, em prol da minha terra”.
A sala do Centro Cultural de Samora esteve lotada, durante toda a noite. Os samorenses fizeram-se representar em peso, não só para assistir à entrega do prémio mais badalado da cidade, como também a todo o espectáculo que o envolve. Em palco estiveram o grupo Body Move Dance Group, David Antunes, SFUS Tuna, Banda da Sociedade Filarmónica União Samorense e José Cid.

Biografia

Carlos Gaspar (1922-1988) foi fundador da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, em Samora Correia, no ano de 1960. Foi também um distinto dirigente associativo e pedagogista com projectos destinados a apoiar as crianças e jovens das famílias mais desfavorecidas de Samora Correia. Em sua memória, foi atribuído o seu nome a uma Praceta e à Biblioteca da cidade.

José Salvador ganhou o Prémio Carlos Gaspar

Mais Notícias

    A carregar...