uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Concluída remoção de lamas das águas do Tejo

Operação de limpeza implicou um investimento de 1,7 milhões de euros, revelou o ministro do Ambiente em Abrantes.

Os trabalhos de remoção de lamas no rio Tejo, junto às Portas de Ródão, ficaram concluídos na semana passada, disse o ministro do Ambiente, tendo sido retirados mais de 15 mil metros cúbicos de matéria orgânica.
“Concluímos a semana passada a retirada de mais de 15 mil metros cúbicos de lamas do Tejo, que eram poluição, matéria orgânica que estava em vários sítios diferentes em Vila Velha de Ródão e um bocadinho mais a jusante, até à barragem do Fratel, uma operação concluída com todo o sucesso, nenhum incidente sequer, e retirámos [o que corresponde a] 94% da carga orgânica que tínhamos ali”, disse João Matos Fernandes em Abrantes, à saída de oitava reunião da Comissão de Acompanhamento do Tejo, criada em Janeiro de 2016.
As lamas ali depositadas, e cuja remoção implicaram um investimento de 1,7 milhões de euros, representavam “um passivo ambiental (...) que provocou o que aconteceu no fatídico dia 24 de janeiro em Abrantes”, afirmou o governante, reportando-se a um episódio extremo de poluição no Tejo, junto ao açude de Abrantes, com a formação de grandes blocos de espuma branca e amarela.
Segundo Matos Fernandes, “o Tejo, hoje, tem água de excelente qualidade, atestado pelas mais de nove mil análises feitas desde novembro agora e que continuam a ser feitas todos os dias à qualidade da água, em sete pontos diferentes”, tendo referido que as mesmas estão a ser efectuadas “desde Peraia, à entrada do Tejo em Portugal, e até Constância, onde se verifica, continuadamente, que o oxigénio dissolvido na água é o que caracteriza uma água de boa qualidade”.

Projecto Tejo Limpo
No final da oitava reunião da Comissão de Acompanhamento do Tejo, que teve como objectivo fazer o ponto de situação dos trabalhos de despoluição do Tejo, bem como a apresentação do projecto Tejo Limpo, o ministro do Ambiente, congratulou-se com o actual estado das águas do Tejo, tendo destacado ainda a “importância de consolidar o que foi feito e ir mais além”, referindo-se ao trabalho a efectuar nos próximos três anos.
“O que nós conseguimos tem várias parcelas de trabalho, conhecemos muito melhor o Tejo” e “conhecemos muito melhor a qualidade das águas”, facto que imputou a nove mil análises desde Janeiro feitas por “dois amostradores em contínuo”, e mais dois a instalar, e que “permitem saber a cada momento qual é a qualidade das águas”, notou.
Matos Fernandes destacou a emissão de novas licenças, “os novos títulos de utilização de recursos hídricos”, tendo referido que, “dos 10 prometidos para a 1ª fase, três são urbanos, seis industriais e um ainda está em discussão”, sendo emitidos com “um novo conceito, completamente diferente”.
A inovação, referiu, é que os títulos, “agora, são emitidos a partir da capacidade que o meio hídrico, o rio Tejo, tem, ele próprio, de depurar os efluentes, ainda que tratados, que ali chegam”.
O governante concluiu com uma “quarta dimensão” do trabalho desenvolvido até hoje, e que “começa agora”, o projecto Tejo Limpo, que representa um investimento de 3,6 milhões de euros para os próximos três anos.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido