uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Novo ano na Misericórdia de Santarém
Alunos têm na Misericórdia de Santarém uma resposta de qualidade

Novo ano na Misericórdia de Santarém

Recomeçar para uns, começar para outros. Temos aí à porta um novo ano escolar e as famílias fazem planos, fazem contas. Enfim, uma azáfama! Cada vez que chega Setembro, crianças e pais têm como tema central das suas conversas a escola. Mas quem é esta entidade?
O conceito de escola remete-nos para uma instituição concebida par ensinar alunos, mas quando pensamos mais sobre o assunto verificamos que estamos a abrir uma fonte inesgotável de informação, estamos a falar de professores(as), de educadores(as) e assistentes operacionais, de edificado (sala mais acolhedora ou edifício mais ou menos bonito, com mais ou menos condições), de actividades extra curriculares e de toda a organização que o assunto envolve, desde a aquisição dos materiais à implementação de novas rotinas, no pós-férias.
Há que rever as roupas e os horários. É hora de voltar a criar “horas para…”, de verificar o funcionamento da rede de suporte, ou seja nalguns casos, os avós, esses que tão bem asseguram a rectaguarda nas famílias e tão importantes são para o planeamento da vida saudável e segura dos mais novos.
É por tudo isto que valorizamos a intergeracionalidade, para que as crianças convivam com pessoas de todas as idades e aprendam a respeitar, conhecendo os mais velhos e as suas capacidades, sobretudo o enorme “colo “ que dão a cada uma delas. Tudo isto também acontece na Misericórdia de Santarém.
Inicia-se uma nova etapa em Setembro, há novos pais a chegarem com as crianças, trazem com eles uma bagagem de orgulho e medo, pois os seus meninos(as) estão a crescer e a percorrer os caminhos da autonomia e é aquele “arrepio” de os ver correr pelo corredor a caminho da nova sala ou a mudarem para um colo novo à chegada.
Quantas lágrimas vemos e quantas são disfarçadas ou contidas até à saída do edifício. Cá dentro há choros e gargalhadas, há conversas com palavras que se atropelam, tanta é a vontade de contar os acontecimentos das férias.
É tempo de acolhimento, é tempo de dizermos às famílias que confiam em nós, que estamos disponíveis para caminhar ao lado delas com o apoio que necessitarem, dizemos, estamos aqui para vós!
Se for preciso a sopa para levarem para casa, é só avisar, se for preciso cuidar para além do horário, porque há um acontecimento inesperado, estamos cá.
Mas para as crianças e jovens que connosco vivem também há que preparar o recomeço da escola com a qual mantemos uma estreita ligação para em conjunto irmos aplanando um caminho cujos percalços tentamos evitar.
A missão da Misericórdia concretiza-se em cada dia que abrimos as portas, para receber, para ouvir e para apoiar mas também quando saímos em busca do apoio dos nossos parceiros/amigos, aqueles que nos ajudam a concretizar os nossos objetivos. Vamos viver mais uma etapa com a alegria que nos carateriza!.

Novo ano na Misericórdia de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...