Valter Carvalho começou a acompanhar o pai na oficina quando tinha dez anos

Valter Carvalho começou a acompanhar o pai na oficina quando tinha dez anos

Valter Carvalho, gerente da Aníbal Carvalho e Filhos, recebeu o Galardão Carreira Empresarial. Empresário começou aos 10 anos de idade a acompanhar o pai na oficina de mecânica automóvel. Cresceu entre ferramentas, peças e carros para reparação

Valter Carvalho, gerente da Aníbal Carvalho e Filhos, começou aos 10 anos de idade a acompanhar o pai na oficina de mecânica automóvel, que este tinha em Santarém. Cresceu entre ferramentas, peças e carros para reparação e foi talvez por isso que decidiu tirar o curso de Engenharia Mecânica.
Depois de concluído o curso começou por trabalhar com o pai mas ao fim de algum tempo, e de um ou outro desentendimento, optou por trabalhar noutras empresas. Em Almeirim trabalhou numa que produzia câmaras frigoríficas. Apesar dos anos que já passaram, o dono, que é agora cliente da Aníbal Carvalho e Filhos, diz que ainda tem câmaras frigoríficas feitas por Valter Carvalho.
Mais tarde volta à empresa do pai e convence-o a apostar no crescimento do negócio. Um dos primeiros passos, dado em 1989, foi a Aníbal Carvalho ter passado a representar a BMW. A empresa, que tinha sido fundada 19 anos antes, começou a ganhar notoriedade e hoje o concessionário BMW Aníbal Carvalho e Filhos é um dos mais conhecidos a nível nacional, destacando-se pela venda de carros personalizados, com cores, tabliês e vários pormenores diferentes.
Valter Carvalho gosta de carros, de mecânica, mas foi na área comercial que se destacou, sendo um campeão de vendas. Nos primeiros oito meses deste ano de 2018, mesmo com muito trabalho a gerir o concessionário, vendeu um total de dois milhões de euros em carros novos e um milhão em usados.
Desde cedo que Valter desenvolveu o gosto pelas vendas e pelo contacto com o público, que mantém, apesar de ter cinco vendedores e de o filho já assumir algumas funções na empresa. No primeiro ano como concessionário da BMW vendeu 32 carros. O volume de vendas foi sempre crescendo até aos 170 veículos novos vendidos em 2015. Neste momento a Aníbal Carvalho e Filhos vende uma média de 300 carros novos e 200 usados por ano.
Ao longo da história da empresa, actualmente situada na Zona Industrial de Santarém, juntou vários episódios curiosos, como a de um carro que foi pago através da entrega de um apartamento. Não foi caso único de permutas de carros por outros artigos. A empresa está instalada em terrenos que eram do empresário Marcolino Nobre. Os mesmos foram cedidos em troca de quatro carros, recorda Valter Carvalho.
Valter Carvalho é o primeiro a chegar à empresa e até há pouco tempo era o último a sair. Mas desde que o filho começou a ajudá-lo que sai meia hora mais cedo para ir fazer uma caminhada, apesar dos vários quilómetros que faz diariamente dentro da empresa uma vez que tanto está na oficina a atender alguém ou a receber um comprador.
O pai de Valter e fundador da empresa, Aníbal Carvalho, que trabalhou até morrer, é a grande referência do empresário.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo