uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Figo e azeite dão o mote para festival em Mouriscas

Promover e debater as culturas do figo e da azeitona é o mote do primeiro Festival do Azeite e do Figo, que vai decorrer em Mouriscas, Abrantes, no fim-de-semana de 24 e 25 de Novembro. A organização pertence à Associação de Melhoramentos de Mouriscas (AMM).
“Mouriscas sempre teve uma ligação forte às culturas da figueira e oliveira e, por isso, ao figo e ao azeite. É dessa tradição que surgiu a ideia de lançar um evento que permita desenvolver essas temáticas rurais, numa aldeia que continua a ter, nestas culturas, principalmente na oliveira, uma das suas bases económicas”, refere a organização.
À AMM junta-se o conhecimento e aprendizagem da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), nesta iniciativa. O primeiro dia do festival é dedicado a palestras, com arranque marcado para as 10h30. Pelas 12h00, será feita uma visita aos lagares da Escola Profissional, com prova de azeites e ainda a actuação Banda Filarmónica Mourisquense. Pelas 16h00, tem lugar uma visita técnica ao olival da EPDRA, na Herdade da Murteira.
No domingo, o dia começa com uma caminhada com passagem pela oliveira do Mouchão, a mais antiga do país. Às 12h00, quem quiser aprender a fazer as famosas passas fritas, tem ali a sua oportunidade. Animação musical também não vai faltar e estará a cargo do Quarteto Nelson Pisco. Pelas 16h30 decorre a visita à Sifameca (fábrica de ceiras e capachos).
As inscrições nas palestras, almoços e visitas devem ser feitas através do email: am.mouriscas@gmail.com ou pelo telefone 967 645 346, até dia 22 de Novembro.

Mais Notícias

    A carregar...