Maria da Luz Rosinha quer pista militar de Alverca como complemento a Lisboa
Deputada do PS sugeriu ainda ao ministro da Defesa que se perpetue a memória histórica da antiga Escola da Armada em VFX
A deputada socialista Maria da Luz Rosinha entende que a pista de aviação militar de Alverca, que actualmente tem uma utilização reduzida, deve ser encarada como possível resposta complementar aos aeroportos da Portela e de Figo Maduro, em Lisboa. A antiga presidente da Câmara de Vila Franca de Xira lançou o tema para reflexão numa intervenção dirigida ao ministro da Defesa durante o debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2019.
Na intervenção efectuada no dia 13 de Novembro, na Assembleia da República, Maria da Luz Rosinha sugeriu ainda ao ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, que algo seja feito para perpetuar a memória história da antiga Escola da Armada em Vila Franca de Xira - um complexo militar desactivado em 2009 e que entretanto foi adquirido pelo município vilafranquense.
“O que pretendo perceber senhor ministro, é se existe a possibilidade por parte do Ministério da Defesa, envolvendo a Marinha, como é óbvio, e em colaboração com a câmara municipal, para se chegar a um acordo para manter viva a memória histórica do espaço da importância que a presença da Marinha teve para Vila Franca de Xira”, questionou a deputada.
Maria da Luz Rosinha que “esse património não foi deixado nas melhores condições quando foi desactivado e hoje não há registo da sua memória e daquilo que representou não só para as Forças Armadas, mas também para Vila Franca de Xira e para milhares de pessoas que ali cumpriram o serviço militar”.