uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

O actual presidente de junta (e de câmara)

Há muitas pessoas, de gerações mais antigas, que vêem nos presidentes de junta um dos últimos redutos que podem resolver os seus problemas, desde os mais pequenos, como a falta de sinalização perto de sua casa, estacionamento, até a problemas mais pessoais, como questões de saúde e financeiras.
Essas pessoas ainda sentem essa figura como a solução dos seus problemas. Já as gerações mais novas tratam tudo com mais distanciamento, com dois ou três cliques, um e-mail e uma chamada. E decerto que muitos presidentes de junta e de câmara contam pelos dedos de uma mão o número de jovens até aos 35 anos que se deslocam às autarquias para apresentar os seus problemas.
Os e-mails, o acesso directo a entidades governamentais e as redes sociais como rastilho para a exposição de um problema são uma realidade à qual as juntas e câmaras têm de estar atentas. E as juntas, principalmente estas, têm de tentar fazer um maior trabalho quanto à sua presença na internet. Algumas câmaras começam a fazer bem esse trabalho e chegam ao ponto de criar aplicações para telemóveis que permitem enviar questões e problemas em segundos com mais celeridade mas há outras que trabalham mal neste campo.
Joaquim M. Santos

Mais Notícias

    A carregar...