Apelo à união e críticas à oposição no feriado municipal de Rio Maior
Presidente da câmara pediu convergência de esforços e deixou recados a quem coloca os interesses pessoais e partidários acima dos do concelho.
Na sessão solene comemorativa dos 182 anos de elevação de Rio Maior a concelho, realizada a 6 de Novembro, a presidente desse município, Isaura Morais (PSD), deixou fortes críticas à classe política e, particularmente, à oposição “que coloca os seus interesses pessoais e partidários acima do seu concelho”.
Isaura Morais afirmou que a responsabilidade da governação é uma missão “difícil e solitária”, já que, muitas vezes os autarcas com funções executivas têm assumir decisões que não gostam de tomar em nome do futuro do concelho. Além disso, reforçou, têm de lidar com o descontentamento da população, que muitas vezes é alimentado pela oposição.
A autarca defende que é necessário haver honestidade política e convergência de ideias, mantendo as divergências partidárias de parte. “Quando conseguirmos trilhar isso com consciência, envergando a camisola partidária apenas para o combate eleitoral e a camisola do país, do concelho ou da freguesia no restante tempo, tenho a certeza que os nossos concidadãos terão outra imagem de quem exerce funções políticas”, afirma.
Durante a sua intervenção, e porque se celebrava o 182º aniversário da elevação de Rio Maior a concelho, a presidente do município destacou que tem feito todos os esforços para tornar o concelho atractivo, gerador de mais emprego e com uma educação de qualidade, acesso à cultura e um serviço de saúde de qualidade que satisfaça as necessidades. “O que todos queremos é conseguir fixar jovens em Rio Maior”, enfatizou.
Um dia com muitas homenagens
O programa do feriado municipal contou com a habitual homenagem a personalidades do concelho. Este ano os distinguidos, propostos pelo executivo e aprovados por unanimidade em reunião da câmara, foram: José da Silva Pulquério, a título póstumo, e Gonçalo Fialho, ambos com a Medalha de Honra da Cidade, e a empresa “Produções Fixe”, Rui Miguel Germano e António Albano de Carvalho com a Medalha de Mérito – Grau Prata.
Após a sessão solene realizou-se uma romagem para deposição de coroa de flores no Obelisco do Centenário, no monumento aos Combatentes, e homenagem a São Nuno de Santa Maria, com a participação dos Escuteiros de Rio Maior. O programa desse dia completou-se com a realização de uma missa solene pela alma dos riomaiorenses falecidos.
Ainda inserido nas comemorações, o Cineteatro de Rio Maior recebeu, no dia 9 de Novembro, o Fórum de Justiça Social e no dia 10 realizou-se a realização da XVIII Gala de Acordeão “Eugénia Lima”.