Menor saltou o muro e fugiu de instituição
Rapaz de 15 anos, utente do Centro de Recuperação Infantil de Benavente, foi encontrado a cerca de 10 quilómetros da instituição.
Um jovem utente do CRIB – Centro de Recuperação Infantil de Benavente, de 15 anos, que desapareceu na tarde de quinta-feira, 8 de Novembro, foi localizado perto das 20h15 desse mesmo dia próximo do posto de abastecimento de Foros de Salvaterra, já no concelho vizinho de Salvaterra de Magos.
Natural da Fajarda (Coruche), o jovem frequenta a instituição há cerca de um mês. “Tem um grau de impulsividade e imprevisibilidade que o levou a ausentar-se da instituição de forma repentina, mesmo estando na presença da sua professora”, explica em comunicado Catarina Vale, presidente do CRIB. O portão da instituição encontrava-se fechado e com sistema de protecção a funcionar, pelo que o “jovem saltou o muro que circunda as instalações”, acrescenta.
Assim que deram pela ausência do menor, elementos da instituição começaram as buscas, accionando, em simultâneo, meios da protecção civil. Bombeiros e GNR cruzaram a área entre Benavente e o concelho de Salvaterra de Magos, num total de 19 operacionais, apoiados por 10 viaturas.
A direcção do CRIB adianta que o jovem foi encontrado bem de saúde, “tendo sido avaliado pelos bombeiros e seguido com a família para a respectiva residência”, não se pronunciando sobre as causas que levaram o utente a abandonar as instalações durante uma actividade que realizava com a professora.