Voto de pesar em Alcanena pela morte de Maria ‘Zabeleta’
O executivo da Câmara Municipal de Alcanena aprovou por unanimidade um voto de pesar e reconhecimento em homenagem a Maria Adelaide Ferreira Rodrigues, também conhecida por Maria Zabeleta, falecida no dia 28 de Outubro aos 84 anos de idade.
Natural de Alcanena, Maria Adelaide Ferreira Rodrigues nasceu a 17 de Março de 1934 e é descrita, em nota pública emitida pelo município, como uma “mulher ímpar e inesquecível da vila de Alcanena, uma extraordinária promotora da cultura e das artes em geral, nas suas mais variadas vertentes”
Para além da sua carreira profissional como telefonista dos CTT, desenvolveu uma longa carreira ligada às artes, tendo herdado dos pais o jeito para a poesia, mas também para a prosa, para o canto e para a dança. Cantou, durante vários anos, no Choral Phydellius, de Torres Novas, foi solista da Orquestra Típica Scalabitana, de Santarém, e animou festivais de música da região e marchas populares.
Gravou vários LP de fado e um LP com as Marchas Populares de Lisboa, sendo cantora habitual em vários programas na rádio e na TV, nomeadamente no Rádio Clube Português e na Rádio Renascença.