uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Plano turístico para Santarém quer tornar cidade e concelho mais atractivos
O Tejo tem um potencial turístico actualmente desaproveitado

Plano turístico para Santarém quer tornar cidade e concelho mais atractivos

Estratégia passa por aproveitar o potencial histórico, gastronómico e natural do concelho.

O Plano Estratégico de Valorização Turística para o concelho de Santarém, aprovado na última reunião do executivo camarário, prevê a criação de sete produtos que aproveitem o potencial oferecido pelo património histórico, gastronómico, cultural, natural e paisagístico da região.
O documento aponta as potencialidades mas também pechas como a falta de aposta na atractividade do património natural, em particular do rio Tejo e da zona que integra o Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, a escassa oferta hoteleira, o número reduzido de agentes de animação turística, a restauração “muito concentrada e com carência de qualificação e aposta na autenticidade gastronómica regional”.
O plano, elaborado no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) nos concelhos da Lezíria do Tejo, vem definir uma “linha estratégica” para um trabalho que tem vindo a ser realizado “mais ou menos avulso”, disse o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.
O plano, que vai ser submetido à próxima sessão da Assembleia Municipal de Santarém, preconiza a realização de cerca de meia centena de acções ao longo dos próximos cinco anos, afirmando o autarca que algumas das medidas estão já a ser trabalhadas.
O documento conclui que Santarém possui uma “vocação turística eminentemente histórico-cultural, mas também religiosa”, ao mesmo tempo que reconhece a “reduzida atractividade de grande parte do espólio existente”.
Com base na análise realizada, os responsáveis pelo estudo apontam um conjunto de acções que visam melhorar a atractividade turística do concelho, com a criação de roteiros e rotas, condições de visitação dos monumentos e igrejas, programação regular de eventos culturais e de animação, além da afirmação como capital da gastronomia, com a criação de uma academia de formação especializada e a realização de residências criativas.
Ricardo Gonçalves disse que várias destas vertentes têm vindo a ser trabalhadas, referindo em particular a preocupação em reabrir o museu de S. João de Alporão ou a Igreja de Santa Iria, património encerrado há alguns anos e a necessitar de intervenção profunda que tem de ser articulada com a Direcção-Geral do Património Cultural.
O autarca apontou igualmente a contratação recente de uma empresa que está a analisar toda a programação cultural do concelho e que irá trabalhar na sua divulgação, bem como a requalificação de vários espaços do centro histórico, devido a financiamento comunitário no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Plano sugere aproveitamento da antiga EPC e Campo Infante da Câmara

O plano sugere que o espaço do antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria seja transformado num “parque de cidade”, aproveitando as estruturas existentes, nomeadamente para a criação de um centro equestre, e que o antigo presídio militar acolha um centro de arte, ciência e tecnologia ou um “megaestúdio cinematográfico”.
Para o Campo Infante da Câmara propõe-se um espaço verde dedicado às artes, com a criação de uma Casa das Artes e de Espectáculos e um museu do campino e do cavalo, aproveitando a Casa do Campino para a instalação de uma academia especializada na formação em artes gastronómicas.
No norte do concelho, sugere-se que o património natural das Serras d’Aire e Candeeiros, que inclui a jazida de pegadas de dinossáurios de Vale de Meios, e inúmeras pedreiras desactivadas, seja candidatado a Geoparque da UNESCO e aproveitado para turismo de natureza.

Plano turístico para Santarém quer tornar cidade e concelho mais atractivos

Mais Notícias

    A carregar...