uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A que português atribuiria o Prémio Nobel da Paz?
Fátima Galhardo

A que português atribuiria o Prémio Nobel da Paz?

Durante a inauguração da exposição do Instituto de Apoio à Criança “Crianças no Mundo com Direitos”, que decorreu em Coruche, a 8 de Dezembro, integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se celebra a 10 de Dezembro, O MIRANTE questionou alguns dos presentes sobre que figura portuguesa merecia receber o Prémio Nobel da Paz, entregue simbolicamente na mesma data.

Inês Novais, Psicóloga na área Educacional, revela que entregaria o Prémio Nobel da Paz a Helena Marujo, que se destaca na área da psicologia positiva e que, neste momento, desenvolve trabalho com a UNESCO para a paz global. Para a catequista Maria Patrício, o Nobel devia ser entregue a António Guterres, pelo trabalho que tem desenvolvido nas Nações Unidas. Opinião partilhada por Hélder Santos, programador cultural na Câmara Municipal de Coruche, que destaca o perfil consensual e diplomata inerente ao secretário-geral das Nações Unidas. Fátima Galhardo, vice-presidente da Câmara de Coruche, aponta António Guterres ou Jorge Sampaio como possíveis vencedores do Nobel da Paz “pelo percurso notável que ambos têm feito”. “António Guterres pela forma como tem de enfrentar os vários desafios do mundo e Jorge Sampaio porque fez um percurso político notável e pela forma como geriu períodos de guerra sendo um apaziguador”.
Paula Vioti, engenheira do ambiente e catequista em Coruche, entregaria o Nobel da Paz a Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente dos afectos. “Numa altura em que o país estava extremamente deprimido inclusivamente as nossas crianças, com cada vez menos ajudas às instituições que colaboram com as pessoas mais desfavorecidas, aconteceu aquele senhor vir para o meio do povo”, refere Paula Vioti.

A que português atribuiria o Prémio Nobel da Paz?

Mais Notícias

    A carregar...