uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Imbróglio jurídico atrasou requalificação do eixo Povos e Quinta da Grinja
foto DR Projecto prevê criação de zonas verdes com equipamentos destinados ao desporto e lazer

Imbróglio jurídico atrasou requalificação do eixo Povos e Quinta da Grinja

Obras arrancaram na última semana com um orçamento de 2 milhões e 348 mil euros. Requalificação promete melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade pedonal na zona. Maior mudança vai ser no centro de Povos, com a Rua José da Costa e Silva, conhecida por rua direita de Povos, a passar a ter apenas um sentido.

Depois de vários meses em tribunal arrancaram na última semana em Vila Franca de Xira as obras de requalificação do espaço público no eixo que liga a Quinta da Grinja a Povos, orçadas em dois milhões e 348 mil euros, com comparticipação de fundos comunitários.
O arranque das obras estava programado para Outubro mas sofreu um atraso ao qual o município foi alheio, depois de um dos concorrentes ao concurso para fazer a obra ter interposto uma acção administrativa de contencioso pré-contratual, que foi rejeitada pelo júri na fase de avaliação das propostas.
Entretanto já foi publicada a sentença final do caso pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, que determinou a improcedência de todos os argumentos invocados por aquele concorrente, saindo a Câmara de Vila Franca de Xira como parte ganhadora do caso.
As obras têm conclusão prevista para Janeiro de 2020 e constituem, para o presidente do município, uma importante obra de valorização dos espaços públicos daquela zona da cidade que há décadas estava a precisar de intervenção. Está prevista a construção de zonas verdes, melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade pedonal, eliminação de barreiras arquitectónicas e valorização paisagística e ambiental. Ao todo vão estar em obra mais de 17 hectares, abrangendo a zona sul da Quinta da Grinja, o lugar de Povos e o bairro municipal de Povos.
Acabou-se o atalho à Nacional 10
Uma das maiores alterações e a que promete dar mais discussão entre os moradores da zona será a alteração prevista para a circulação rodoviária na Rua José da Costa e Silva, também conhecida como a rua direita de Povos, que passará a ter apenas um sentido. Conforme previsto, só se vai poder circular no local de sul para norte. Ou seja, quem a usava nos dias de maior trânsito como alternativa e variante improvisada à Estrada Nacional 10 para entrar dentro de Vila Franca de Xira vai deixar de o poder fazer. O município justifica a decisão com a necessidade de melhorar a segurança, acessibilidade e mobilidade na zona.
Também a zona do largo do pelourinho, do chafariz de Povos e os lavadouros públicos vão ser valorizados. A passagem inferior sob a Auto-Estrada do Norte (A1) vai também ser requalificada.

Hortas urbanas e espaços verdes
No bairro municipal de Povos vão ser criadas hortas urbanas com percursos pedonais, os espaços verdes vão ser requalificados e na Quinta da Grinja vai ser criada uma zona verde central com vocação desportiva, de recreio e lazer. O estacionamento junto às piscinas vai ser organizado e está prevista a plantação de mais árvores.

Imbróglio jurídico atrasou requalificação do eixo Povos e Quinta da Grinja

Mais Notícias

    A carregar...