Santarém Cultura arranca com “Quase um mapa”
A iniciativa “Quase um mapa”, que se iniciou esta semana com alunos da Escola Secundária Ginestal Machado e da Universidade da Terceira Idade, marcou o arranque do projecto Santarém Cultura, que passa a centralizar toda a actividade cultural do concelho.
Dinamizada pelo designer gráfico Paul Hardman, a iniciativa “Quase um mapa” desafia duas gerações de escalabitanos a descreverem, desenharem e/ou fotografarem o que vão encontrando num trajecto escolhido aleatoriamente através do lançamento de dados sobre um mapa da zona onde se encontram, afirma uma nota da Câmara de Santarém.
Este “percurso pela cidade de Santarém determinado pelo acaso e com referências a um ponto subjectivo e experiencial”, enriquecido pelas “referências da cidade” dadas por alguns habitantes, resultará num “outro olhar da cidade, um Quase um Mapa de Santarém, onde para encontrar alguns locais, primeiro terá que se perder”, afirma a nota.
O “Quase Mapa de Santarém” será apresentado por Paul Hardman no dia 7 de Março, no Palácio Landal, numa ‘masterclass’ seguida de uma conversa/debate.