uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Agrocluster Ribatejo prepara empresas para o desafio da internacionalização

Workshop marcado para dia 5 de Fevereiro, em Torres Novas.

O Agrocluster Ribatejo vai realizar no dia 5 de Fevereiro, a partir das 16h00, nas instalações da NERSANT em Torres Novas, um workshop onde pretende preparar as empresas do sector agroalimentar para os desafios da internacionalização. O evento integra-se no AgriRenaissance, projecto europeu financiado pelo Interreg EUROPE.
O programa do evento integra, pelas 16h00, o discurso de abertura por parte do presidente da direcção do Agrocluster, Carlos Lopes de Sousa, seguindo-se a apresentação do projecto europeu AgriRenaissance.
A sessão prossegue com a SGS na exposição do tema - como gerir o risco da internacionalização - através da partilha das causas típicas de insucesso e dos requisitos regulamentares dos países destino. Para além disso, o seminário vai ainda evidenciar os aspectos relevantes a considerar no controlo de qualidade e segurança alimentar dos produtos para exportação. No final da sessão, o Agrocluster Ribatejo vai assinar um protocolo com essa entidade.
De referir que este workshop é realizado ao abrigo do AgriRenaissance - “Innovation-driven agri-food sectors for a European industrial renaissance”, projecto europeu que o Agrocluster Ribatejo integra e que pretende promover o desenvolvimento de toda a cadeia agroalimentar em cinco regiões da Europa.
O projecto, subsidiado pelo programa de financiamento europeu Interreg EUROPE, visa influenciar e contribuir para a elaboração das políticas europeias, nomeadamente na construção das futuras oportunidades de financiamento europeu, abordagem que facilitará o aparecimento de novas cadeias de valor intersectoriais, bem como a geração de redes de cooperação nas regiões, e evitando duplicações no investimento em I&D.
Aumentar os recursos de investigação e inovação, melhorando as infraestruturas e competências, estimular a colaboração público-privada para alcançar a excelência em I&D, e hibridizar o sector agroalimentar com outros sectores industriais a nível regional e da UE, capitalizando competências e infraestruturas complementares de D&I de modo a permitir o aparecimento de novas cadeias de valor transfronteiriças e intersectoriais, são os objectivos do projecto.

Mais Notícias

    A carregar...