uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas do Ribatejo projecta 21 milhões de investimento até 2021
foto DR Administração da Águas do Ribatejo tem um ambicioso plano de investimentos para os próximos três anos

Águas do Ribatejo projecta 21 milhões de investimento até 2021

Empresa intermunicipal conta com financiamento da União Europeia mas terá também de garantir uma parte substancial do orçamento.

O Plano Plurianual de Investimentos da Águas do Ribatejo, aprovado pelos sete municípios accionistas da empresa, prevê um investimento de mais de 21 milhões de euros nos sistemas de tratamento de águas residuais e nos sistemas de abastecimento de água para os próximos três anos.
Parte das intervenções de construção de novos equipamentos e infraestruturas será financiada pelo programa europeu POSEUR Portugal 2020 e outra parte será financiada com recurso à banca e a capitais próprios, o que “exige um enorme esforço financeiro da empresa”, segundo nota de imprensa enviada à redacção de O MIRANTE.
Francisco Oliveira, presidente do conselho de administração da empresa, sublinha que “o esforço de investimento que a empresa terá de suportar, quer com recursos próprios, quer com financiamento bancário, rondará os 13,4 milhões de euros”. Valor que será aplicado no “muito que há por fazer no abastecimento de água e no saneamento, em especial na construção de novas ETAR e redes”, acrescenta o administrador.
A construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Fazendas de Almeirim e a ampliação das ETA de Almeirim e de Alpiarça figuram no mapa de obras previstas na área do abastecimento, assim como a ampliação e requalificação do reservatório do Cerejal que abastece a cidade de Torres Novas.
Está também prevista a construção de novas captações e renovação de redes em diversos subsistemas com destaque para Vale Tripeiro (inclui Benavente e Samora Correia), Santo Estêvão, Chamusca, Carregueira, Coruche, Marinhais e Riachos, por forma a garantir um abastecimento seguro e de qualidade, com reservas para 48 horas.
Na área do saneamento, está prevista a construção das novas ETAR da Malhada Alta (Coruche) e Lamarosa (Torres Novas). Em 2019, devem ficar concluídas as ETAR de Samora Correia (Benavente); Lapas/Ribeira Branca e Chancelaria/ Pedrógão, ambas em Torres Novas.
As ETAR de Benfica do Ribatejo, Cerrado das Águas (Benavente), Arripiado (Chamusca), Couço, Muge, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Marinhais e Salvaterra de Magos, vão sofrer obras de remodelação. Diversas Estações Elevatórias e redes de saneamento nos sistemas de Vale Tripeiro, Carregueira/Pinheiro Grande, Vale de Cavalos, Coruche, Marinhais, Foros de Salvaterra, Torres Novas e Riachos, também serão intervencionadas.

Empresa actualiza tarifário em 5,9 por cento

O tarifário para 2019 a aplicar nos sete concelhos que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo vai aumentar. A subida de preço será na ordem dos 5,9% e inclui a taxa de inflação fixada pelo Banco de Portugal, que se situa nos 1,3%, traduzindo-se assim o aumento real em 4,6%. Em termos práticos, a tarifa média (água e saneamento) para um cliente com um consumo mensal de 10 metros cúbicos (m3) de água sobe cerca de 11 cêntimos por m3, o que representa um aumento de 1,10 euros para o consumo mencionado.
Francisco Oliveira, presidente do conselho de administração da empresa, fala na necessidade de actualização do valor e lembra que desde 2014 as tarifas do abastecimento de água não foram objecto de qualquer actualização real, apesar do aumento “exponencial” dos custos com o serviço sobretudo quanto ao tratamento de água.
O administrador, que é também presidente da Câmara de Coruche, garantiu que “as receitas provenientes das tarifas são insuficientes para cobrir os respectivos custos”. A Águas do Ribatejo irá, contudo, manter o tarifário social para famílias carenciadas e o tarifário familiar para agregados com mais do que cinco pessoas.
A empresa tem como accionistas os municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, onde garante o abastecimento de água e o saneamento a cerca de 150 mil consumidores e 75 mil clientes.

Águas do Ribatejo projecta 21 milhões de investimento até 2021

Mais Notícias

    A carregar...