uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rua histórica de Vila Franca de Xira de cara lavada e sem o quiosque da União
Quiosque da UDV desapareceu e os novos equipamentos tornam a rua Almirante Cândido dos Reis em Vila Franca de Xira mais apelativa e funcional

Rua histórica de Vila Franca de Xira de cara lavada e sem o quiosque da União

Requalificação na Rua Almirante Cândido dos Reis obrigou a remover quiosque da União Desportiva Vilafranquense.

O quiosque da União Desportiva Vilafranquense (UDV) que ocupava parte da Rua Almirante Cândido dos Reis, em Vila Franca de Xira, conhecida como rua do Chave de Ouro, deverá ser colocado noutra rua da cidade, em princípio na vizinha Rua Dr. Manuel de Arriaga.
A informação é adiantada a O MIRANTE pelo presidente da junta de freguesia da cidade, João Santos, na sequência da recente polémica causada pela decisão de remover o quiosque do local que já ocupava há várias décadas.
A Rua Almirante Cândido dos Reis foi alvo de uma requalificação urbana para a tornar mais apelativa e funcional para a população e o quiosque foi removido, situação que gerou protestos por parte de vários adeptos do clube. Dizem os críticos que se perde uma oportunidade do clube estar próximo das pessoas, de divulgar as suas actividades e resultados. Isto, claro, sem contar com as mais valias financeiras decorrentes da venda de bebidas durante as festas da cidade, em particular durante o Colete Encarnado.
Por outro lado há também quem defenda que a rua deve ser de toda a população e que não devem existir clubes privilegiados com estruturas que ocupem o espaço público em seu proveito.
No meio da troca de argumentos, o presidente da junta lança a garantia de que estão a ser estudadas soluções para que a UDV não saia prejudicada e a requalificação não seja perturbada. “A junta assinou com o clube um acordo de colaboração onde se incluía a retirada do quiosque, que estava muito oxidado e foi levado para os estaleiros da junta. Neste momento, como o quiosque está muito degradado, ou terá de ser requalificado ou teremos de procurar outra solução”, explica.
Uma das ideias passa por permitir ao clube instalar uma banca temporária de venda de bebidas na zona que antes ocupava. Uma certeza é que o quiosque não voltará para onde estava.
“Vamos colocar no local um painel informativo para servir o clube mas a rua será para ficar na sua actual configuração”, garante o autarca. Além do quisque da UDV, foram também removidas velhas floreiras e um mupi de informação da câmara municipal. A rua é uma das ruas pedonais mais carismáticas da cidade.

Rua histórica de Vila Franca de Xira de cara lavada e sem o quiosque da União

Mais Notícias

    A carregar...