uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira com um novo olhar para a inclusão social
Jardim Álvaro Vidal em Alverca tem um novo campo de jogos inclusivo e que pode ser usado por todos

Vila Franca de Xira com um novo olhar para a inclusão social

Município inaugurou o seu primeiro parque de jogos inclusivo em Alverca. Além do novo parque de jogos foi também assinado um contrato-programa de desenvolvimento desportivo visando implementar um projecto de natação adaptada para a população especial, destinado aos alunos das escolas do concelho.

A cidade de Alverca tem desde sexta-feira, 18 de Janeiro, um novo parque de jogos e recreio totalmente inclusivo e apto para todos, no Jardim José Álvaro Vidal. Para a câmara municipal trata-se de mais um passo no âmbito da sua política de inclusão. O parque está inserido nas obras de requalificação do jardim, que já está aberto à população. Os trabalhos executados custaram 452 mil euros.
A inauguração realizou-se na manhã de sexta-feira e contou com a presença, de João Baião, em representação da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e do presidente do município, Alberto Mesquita, que lembrou a necessidade da população preservar o equipamento e não o vandalizar. “Este é um pequeno passo para criarmos uma sociedade mais justa e inclusiva. Neste espaço ninguém fica de fora e vamos fazer outros parques destes noutros locais do concelho também”, garantiu o autarca.
O equipamento distingue-se dos demais por ter brinquedos que podem ser utilizados por crianças em cadeira de rodas e com outros tipos de deficiências. “Chegou a hora de olhar para a inclusão de uma forma séria e dedicada. Temos de repensar todos os nossos espaços públicos e criar novos espaços que possam ser desfrutados por todos”, notou Alberto Mesquita.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Alverca, Carlos Gonçalves, o novo equipamento é “muito importante”, considerando ser “fundamental” existirem equipamentos como o que agora foi inaugurado. Presentes na inauguração estiveram crianças da Certitejo e da Escola da Chasa.

Natação para autistas, surdos e invisuais
Na mesma manhã foi assinado, no complexo municipal de desporto e lazer de Vila Franca de Xira, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com a Federação Nacional de Natação e a Associação de Natação de Lisboa, visando a implementação de um projecto de natação adaptada para populações especiais. O objectivo da parceria é permitir aos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho usufruirem das piscinas municipais, melhorando a capacidade funcional dos alunos e fomentar a prática da natação entre as pessoas com deficiência. Autistas, surdos e deficientes visuais são alguns dos jovens que poderão usufruir deste programa. Vila Franca de Xira é o primeiro município do país a aderir a este projecto.
A actividade extracurricular vai decorrer nas piscinas de Vila Franca de Xira, Alverca e na Baptista Pereira em Alhandra, abrangendo este ano 44 alunos dos agrupamentos de escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes, agrupamento D. António de Ataíde (Castanheira do Ribatejo), Professor Reynaldo dos Santos e Alves Redol (Vila Franca de Xira) e Secundária Gago Coutinho (Alverca).

Vila Franca de Xira com um novo olhar para a inclusão social

Mais Notícias

    A carregar...