uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira tem uma nova identidade visual
Nova imagem para o território de Vila Franca de Xira foi apresentada nos paços do concelho

Vila Franca de Xira tem uma nova identidade visual

Novo logótipo do município foi apresentado nos paços do concelho.

O município de Vila Franca de Xira tem desde segunda-feira, 14 de Janeiro, um novo logótipo que visa atrair mais turistas e reforçar a identidade dos habitantes, vivendo sob o lema Ligações Fortes. Desde 2008 que Vila Franca de Xira apenas usava o seu brasão oficial e isso vai deixar de acontecer, ficando essa imagem reservada às ocasiões oficiais ou especiais.
O novo logótipo vai fazer parte da renovada estratégia de comunicação do município e foi produzido pelos técnicos municipais. Demorou vários meses a ser concretizado. No cerne da imagem está a ponte Marechal Carmona. “Parece-nos uma imagem muito feliz e que nos identifica perfeitamente. Fazia todo o sentido ser agora que se avança com esta nova imagem. É inspirada nas raízes históricas do concelho mas também a sua contemporaneidade, diversidade cultural e o diálogo permanente entre o campo, a cidade, terra e o rio. Somos um território que sempre soube respeitar as tradições mas tendo uma visão de modernidade”, explicou.
Com a ponte como ponto de partida, a identidade visual criada estiliza a sua estrutura, com formas rectas que remetem para os prumos que sustentam os arcos, um “abraço” dado pela forma arqueada que remete para a multiplicidade de recursos de que o concelho dispõe e a sua forma, diz o município, assume um braço de rio, o corno de um toiro, a crina de um cavalo, o pescoço de um flamingo, a vela de um barco e, claro, um arco da ponte.
São usadas cinco cores diferentes: o vermelho, evocativo da alegria das festas, valentia dos homens e mulheres e história edificada; o azul das águas do Tejo, varinos, avieiros e património azulejar; o ocre simbolizando o dourado dos campos e o trabalho da lezíria; o verde da natureza interior do concelho e do estuário do Tejo e, por fim, o preto, marca de união e afirmação, piscando o olho à história industrial do concelho.
Toda a frota de veículos municipais vai ser pintada com a nova imagem e a grande aposta vai agora no sentido de captar mais turistas para visitar o concelho, seja através das tradições taurinas – e da festa maior do concelho, o Colete Encarnado – seja pelo património azulejar, ambiental e de observação de aves, bem como pelo turismo religioso e histórico-militar.

Vila Franca de Xira tem uma nova identidade visual

Mais Notícias

    A carregar...