uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
As celebrações do Dia do Teatro levadas a cabo pela Companhia Cegada
foto DR Cegada assinalou Dia Mundial do Teatro com uma sessão aberta da peça “Casal Aberto”

As celebrações do Dia do Teatro levadas a cabo pela Companhia Cegada

O Dia Mundial do Teatro foi celebrado a 27 de Março no TEIV - Teatro Estúdio Ildefonso Valério com uma sessão aberta ao público da peça Casal Aberto da autoria do Nobel da Literatura Dario Fo e de sua esposa Franca Rame.
Trata-se de uma comédia satírica que enuncia a igualdade de género e os direitos reivindicados, já na década de oitenta, pelos movimentos feministas presentes na sociedade italiana.
Entre as oito centenas e meia de espectadores, que esgotaram antecipadamente a sala estúdio, encontravam-se personalidades da cultura e da política como o Eng. António Redol (filho do escritor neo-realista Alves Redol), João Santos, presidente da Junta de Vila Franca de Xira, José Romão pela Junta de Freguesia de Alverca, as vereadoras da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Regina Janeiro e Manuela Ralha, esta última com o pelouro da Cultura.
As comemorações do Dia Mundial do Teatro pela Companhia Cegada não se resumiram a essa iniciativa. Foram levadas a cabo catorze sessões públicas apresentadas entre 23 e 31 de Março das quais oito foram destinadas à infância e ao primeiro ciclo do ensino básico.
Foram disso exemplo as quatro apresentações de O Gigante Egoísta na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes de Torres Novas que, no âmbito do programa SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares que com financiamento da CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, proporcionou gratuitamente o acesso, a mais de seis centenas de alunos e docentes do ensino básico dos agrupamentos de escolas Gil Paes e Artur Gonçalves do Município de Torres Novas, à obra de Oscar Wilde incluída no Plano Nacional de Leitura Ler + do Ministério da Educação.
Na sexta-feira dia 29, o actor e encenador Luís Miguel Cintra foi a Alverca promover a primeira edição literária da Cegada. Um Encontro Com Luís Miguel Cintra é o nome do livreto, agora lançado, que enceta este colectivo artístico no universo das edições literárias.
A obra contém a transcrição de um colóquio realizado pelo actor em Julho de 2017 e pretende deixar registado, para consulta intemporal, o ponto de vista de uma das maiores figuras do séc. XX da cultura portuguesa sobre o ambiente em que se desenvolve a criação teatral no país, do ponto de vista desse depoimento, recolhido poucos meses após o encerramento definitivo do Teatro da Cornucópia.

Festa do cinema italiano de 12 a 26 de Abril

Já no decorrer do mês de Abril, entre os dias 12 e 26, a Companhia Cegada - estrutura de criação e programação artística financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, irá acolher no TEIV - Teatro Estúdio Ildefonso Valério a Festa do Cinema Italiano. O maior festival de cultura italiana que se realiza em Portugal passará pelas maiores cidades do continente e ilhas, e pela primeira vez marcará presença no Município de Vila Franca de Xira.

As celebrações do Dia do Teatro levadas a cabo pela Companhia Cegada

Mais Notícias

    A carregar...