Casal de dançarinos realiza sonho de criar escola de dança em Santarém
Treinos decorrem no salão dos Bombeiros Voluntários de Santarém
A Associação Time4Satisfaction, em Santarém, é o projecto mais recente do casal de dançarinos Pedro Machado e Helena Machado. Depois de anos a competir pela Associação de Dança Desportiva de Tremês, no concelho de Santarém, o casal decidiu, há cerca de dois anos, concretizar um sonho antigo de criar uma escola de dança para crianças e adultos.
Actualmente, a colectividade conta com cerca de uma centena e meia de alunos inscritos em aulas de zumba, danças de salão, hip-hop, contemporâneo e showdance. Os treinos decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 17h30 e as 20h00, e nas tarde de sábado, no salão dos Bombeiros Voluntários de Santarém. As aulas estão divididas por idades e os alunos podem ter ou não par.
A nível de competições, a associação estreou-se ainda com os grupos Junior Rubys e Adultos Diamonds no Circuito Nacional de Allgirls e Solo Dance. “Estamos a andar lentamente e está tudo a correr bem”, admitiu Pedro Machado, recordando que ainda no passado dia 16 de Março a colectividade participou na segunda prova do Circuito Nacional Allgirls, em Vila Nova da Barquinha, e conseguiu alcançar um quarto e um sexto lugar, respectivamente. Uma prova onde também os pares Vasco Brás e Alesia Coneac e David Pogorea e Constança Pardal conquistaram o primeiro e quarto lugar, em Juvenil Latinas, para o Campeonato Regional.
Pedro e Helena têm em comum a paixão pela dança e foi a dança que os uniu. Pedro era bailarino de danças de salão na Sociedade Filarmónica Artística Cartaxense e Helena dançava na Sociedade Recreativa Operária (Santarém), duas colectividades entre as quais havia rivalidade acentuada. Um dia, depois de uma aposta de rapazes, Helena e Pedro aproximaram-se e nunca mais se largaram.
O casal ainda venceu o Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Circuito Nacional e Campeonato Regional – categoria Senior 2 Open Standard e Latinas –, competindo pela Associação de Dança Desportiva de Tremês, e foi chamado à selecção nacional para representar Portugal no Campeonato do Mundo mas a vontade de ter uma escola fez com que Pedro e Helena avançassem com o novo projecto. “Queremos que vejam a dança não como competição, mas como divertimento”, confessa Pedro Machado.