uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

É de correr com eles à calhoada!

Melhor Serafim das Neves do Mundo
O primeiro-ministro disse há dias que mundo seria muito melhor se fosse governado pelos presidentes de câmara e desde então tenho andado eufórico. Quem primeiro me veio à cabeça foi o Presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado. Comecei por imaginá-lo como presidente da República. Depois dei largas à imaginação e imaginei-o presidente dos Estados Unidos da América; da Federação Russa; da República Popular da China. Não fui mais longe porque me mijei todo a rir.
Depois do presidente Marcelo a dizer que os nossos bombeiros, os nossos militares, os nossos apanhadores de mexilhão, etc, etc... são os melhores do mundo, faltava fazer justiça aos presidentes de câmara. Eles esperaram anos a fio mas a justiça chegou. Não sei se António Costa não irá ter problemas por ter dito o que disse em vez de dizer que o mundo seria muito melhor se fosse governado por mulheres, por exemplo, ou mesmo por ele mas está dito, está dito.
Há dezanove anos que eu e tu escrevemos estes e-mails do outro mundo graças a presidentes de câmara e equiparados. São eles que nos inspiram. São eles que nos fazem sorrir, rir e gargalhar com as suas tiradas e com as suas inovadoras decisões. Sem o seu contributo a nossa imaginação feneceria. A lista é longa mas há quem se tenha destacado. Ultimamente a estrela da companhia é o Paulo Queimado da Chamusca mas antes deles houve outros que figuram por direito próprio na galeria das nossas musas.
Quem não se lembra do multi-divertido António Rodrigues de Torres Novas; do aclamado Rui Barreiro de Santarém que agora se transferiu para o comentário futebolístico televisivo; daquela senhora de Salvaterra de Magos com cabeleira à Marquês de Pombal que foi barriga de aluguer do Bloco de Esquerda; dum tal Miguel Pombeiro da Barquinha que pedia meças às ninfas do Tejo como inspirador de tiradas de humor e que por isso inaugurou um mini cais com o seu nome para poder atracar o barquinho em dia de campeonato camarário de pesca da fataça??!!!
Na Azambuja, aproveitando a presença do melhor Presidente da República do Mundo para encerrar umas jornada de economia social, o vereador socialista António Matos, que é, nada mais, nada menos, que o melhor vereador socialista do mundo, atropelou o protocolo e apanhou o microfone antes do convidado abrir a boca para criticar a desigualdade entre cidadãos de Lisboa e do seu concelho, em termos de descontos no preço dos transportes. Foi um lindo gesto de rebeldia. Só foi pena ter saído de cena sem ter tirado a melhor “selfie” do mundo.
Li agora mesmo que o sultão do Burnei decidiu estragar as mini férias da Páscoa a muitos portugueses e portuguesas que, aproveitando a recuperação de rendimentos proporcionada pelas políticas do governo, tinha decidido viajar até àquele pequeno paraíso asiático.
Vê lá tu que, desde o dia 3 de Abril, as mulheres adúlteras, os gays, as lésbicas, bem como transexuais e transgénero, sejam nacionais ou estrangeiros, muçulmanos ou não muçulmanos, passam a ser apedrejados até à morte se forem apanhados a serem quem são.
Tu e eu, podemos viajar para lá à vontade, embora só nos deixem levar duas garrafinhas de vinho e meia dúzia de latas de cerveja mas o já mencionado pessoal é muito mais prejudicado. Aquilo não se admite. Apedrejamentos, ainda vá que não vá... mas apedrejamentos só para alguns é uma vergonha!
Eu declaro-me desde já solidário com os nossos compatriotas que estão neste momento a telefonar para as agências de viagens a anular as escapadinhas românticas que tinham marcado para o Burnei e lamento que o Portal das Comunidades, no espaço dos conselhos aos viajantes, não tenha nenhum aviso sobre aqueles costumes nacionais, limitando-se a dizer quais os melhores meses para uma visitinha. E mesmo quando fala de chuva, nunca refere a possibilidade de queda de... granito, digamos assim, sobre mulheres adúlteras, gays, lésbicas, etc e tal...
Saudações calcárias
Manuel Serra d’Aire

Mais Notícias

    A carregar...